Indicadores de análise para sua empresa

Quando se fala de uma empresa, logo se remete a uma organização, ou seja, um conjunto de pessoas que combinam esforços com foco em um mesmo propósito. Mas não o bastante, é muito importante também saber de que forma essa equipe está trabalhando para que os objetivos sejam atingidos, e se, de fato, estão todos seguindo numa mesma direção.

Isso se resume na estratégia da sua empresa, e é essencial que todos os integrantes estejam bem alinhados a ela, para que assim, as metas traçadas sejam alcançadas. Mas como saber se suas estratégias estão de acordo com os objetivos estabelecidos? E como saber se a equipe está de fato alinhada com as estratégias da empresa? Para isso, foram separadas 5 dicas para que você acompanhe e mantenha em dia o planejamento estratégico do seu negócio:

1. Fazer construções conjuntas com a equipe

Incentivar a integração da equipe e o trabalho conjunto voltado para desenvolvimento interno é uma ótima maneira para alinhar a equipe e entender a visão e a experiência que cada um tem com a empresa.

2. Indicadores estratégicos

São aqueles que indicarão qual caminho a empresa enfrentará pela frente e estão ligados a missão e visão dela. Com um prazo entre 3 e 5 anos, os indicadores estratégicos podem ser definidos através da Análise PEST e Análise SWOT, em que são feitas análises do mercado externo.

3. Indicadores táticos

Serão aqueles que traçarão os objetivos e metas da empresa de longo prazo de acordo com as
condições nas quais ela está inserida, traduzindo-as em planos de ações para cada setor que a
compõe.

4. Indicadores operacionais

São indicadores mais específicos e que estão vinculados diretamente com o dia a dia operacional da empresa e com os funcionários integrantes de um processo. São indicadores de desempenho essenciais para o alcance dos objetivos táticos e estratégicos.

5. Conhecer sua capacidade

Não adianta traçar metas e objetivos grandiosos, mas que não condizem com a realidade da
empresa. É muito importante saber qual a capacidade de sua empresa e até onde ela pode chegar, para que assim seja traçado um desenvolvimento gradativo e coerente com o negócio. Por isso, é essencial a comparação esperada x realizado, sendo possível identificar também possíveis gargalhos no dia a dia operacional da empresa. Em suma, é essencial que boas metas e um acompanhamento dos indicadores de desempenho.

Se quiser saber mais sobre planejamento estratégico ou até mesmo realizar um para sua empresa, a Júnior FEA-RP pode te ajudar. Agende uma reunião de diagnóstico e descubra de que forma você pode impulsionar seus resultados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *