Conhecer o ambiente externo pode ajudar sua empresa

Cada vez mais vemos que as empresas têm buscado se preparar tanto para entrar no mercado como para realizar um planejamento que ajude na continuidade do trabalho. E em um momento tão competitivo e tão cheio de inovações, conhecer muito bem o ambiente externo, ou seja, o ambiente em que a empresa está inserida se torna essencial para alcançar o sucesso.

Entendendo o que é uma análise de ambiente externo

Quando dizemos “conhecer o ambiente externo”, primeiramente temos de entender que ele é tudo aquilo que está em volta da empresa, pensaremos que são aqueles agentes que fazem parte do mercado como um todo, influenciam a empresa a todo momento, porém que não estão sob seu controle.

Então realizar essa análise, é procurar entender de que maneira todos esses agentes vão afetar nossa empresa ou nossos produtos e serviços. E mais do que isso é tentar trazer isso ao nosso favor.

Alguns exemplos são: Quais as oportunidades existentes no mercado para nós? Quais as ameaças? De que forma a variação do dólar nos afeta? Como as novas políticas podem nos servir de ameaças ou oportunidades?

A seguir veremos algumas ferramentas que podem nos ajudar nesse processo.

Pesquisa de Mercado

Podendo ser utilizada em diversos momentos a Pesquisa de Mercado é um instrumento de suma importância tanto para a empresa que está procurando iniciar suas atividades tanto para aquela que já está algum tempo no mercado, mas está buscando entender o comportamento do mercado.

Existem vários tipos de Pesquisa de Mercado, mas colocando de maneira geral ela vem sanar a necessidade de entender melhor sobre nosso público alvo, sobre nosso campo de atuação, nossos concorrentes e clientes. Percebe-se então que é um modo de entender esse ambiente que nos cerca e como eles nos apresenta oportunidades e ameaças.

Exemplificando: Em 2020 no Brasil se confirmou a crescente do mercado de alimentação saudável, com a procura das pessoas em se alimentar de uma forma mais saudável, esse mercado se encontra em constante evolução deixando oportunidades pelo caminho. A Pesquisa de Mercado poderia nesse caso procurar entender se essa preferência de compra em uma determinada região se confirma, ou seja, estaríamos procurando entender o nosso ambiente externo antes de entrar nesse mercado.

Análise SWOT

Uma das “queridinhas” pelas empresas e consultores, a Análise SWOT que é bastante presente em um Planejamento Estratégico, é uma técnica que procura auxiliar tanto organizações como pessoas a identificar suas Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças.

Percebe-se que essa análise nos dará uma visão mais aprofundada do ambiente interno (Forças e Fraquezas) e do ambiente externo (Oportunidades e Ameaças).

Análise PEST

Outra que é bastante conhecida é a Análise PEST, ela é uma ferramenta muito valiosa para entender os fatores externos que podem influenciar a empresa. Com ela, busca-se ter um olhar mais focado para o nosso ambiente macro, analisando questões Políticas, Econômicas, Sociais e a Tecnológicas.

Com ela novamente conseguimos identificar oportunidades, se prevenir quanto a ameaças e até mesmo entender as inovações no mercado.

Há algum tempo, já existe a Análise PESTEL, que além desses pontos citados anteriormente procura entender também questões ambientais e legais.

Olhando para essas ferramentas citadas, entende-se a importância de conhecer o ambiente externo e que ele também é responsável por influenciar diretamente o desempenho e resultados de uma empresa.

Porém, vale ressaltar que essas análises sem um olhar mais aprofundado, técnico e profissional deixam muito a desejar, com isso é de extrema importância que busque profissionais especializados para auxiliá-lo a extrair o máximo dessas ferramentas e executá-las da maneira correta.

Gostou da matéria? Identificou algum problema em seu negócio e não sabe como solucioná-lo? A Júnior FEA pode ter algo para te ajudar. Entre em contato com um de nossos consultores.

ambiente externo

Autor

Mateus Lameu
Consultor de Projeto e Analista financeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *