Expandir pode ser a resposta para o seu negócio!

Como expandir o negócio

Quando você tem uma empresa e suas operações já estão consolidadas, a dúvida mais comum nesse momento é: devo expandir meu negócio?

Ser persistente é a chave

A Apple poderia ter parado no Mac e não ter investido em outros produtos como iPod, iPhone e iPad. Ou então a Amazon poderia ter se contentado em ser apenas mais uma plataforma de vendas de livros e não expandir seu portfólio, se transformando, hoje, na maior loja online do mundo. Em ambos os casos, a palavra comum é “poderia”, mas não o fizeram, optando pela Expansão Empresarial. Ao contrário do famoso caso da Kodak, continuam se reinventando e permanecem no mercado.

Ao trazer para o nosso contexto, muitas vezes percebe-se que a empresa precisa crescer para se manter no mercado e, para isso ocorrer da melhor forma, é ainda mais crucial saber a hora certa para expandir o negócio e como ou onde fazer isso.

Nesse viés, se você quer entender melhor a importância da expansão empresarial, como expandir sua empresa, e quando dar os primeiros passos, podemos te ajudar. Nós contamos tudo isso logo abaixo. Confira!

O que é Expansão Empresarial?

Visto que quando uma empresa atinge sua máxima capacidade produtiva e já não sustenta sua demanda, é natural pensar na expansão empresarial como uma nova forma de gerar lucros, é preciso entender o que significa expandir seu negócio.

Ou seja, a expansão empresarial consiste na oferta de novos produtos e serviços, na adição de franqueados, na abertura da empresa em outros locais, no ingresso em outros mercados e na fusão ou aquisição de outros negócios – visando atingir novos clientes, mercados e tecnologias. 

Por que pensar em expandir?

Várias razões podem levar uma empresa a decidir sobre expandir seu negócio. 

1º: A primeira delas é continuar sendo útil e recebendo destaque no mercado, em especial porque os produtos e serviços que hoje estão em alta podem deixar de ser relevantes – basta observar o exemplo de tantas empresas que antes fizeram muito sucesso e hoje não existem mais.

Ao planejar uma estratégia de expansão de negócios bem estruturada e desenvolver produtos e serviços cada vez mais inovadores, a organização minimiza os riscos de perder seu destaque no mercado. Assim, é preciso estar atento a quem faz seu negócio ser lucrativo e rentável, enxergar suas reais necessidades e, além disso, buscar novos públicos-alvo. Dessa forma, a satisfação de novos clientes e mercados, além dos atuais, poderão gerar mais lucro e melhorar o orçamento da empresa, afirmando sua relevância. 

Portanto, se você quer que sua empresa sobreviva em meio ao mercado competitivo, se quer gerar cada vez mais lucros, obter mais visibilidade e ampliar o Market Share do seu negócio, deve pensar em expansão empresarial.

A expansão é sempre necessária?

Agora que vimos do que se trata a expansão da empresa e também sua importância, é vital reconhecer que nem sempre é viável expandir seu negócio, embora existam chances perfeitas para isso. Você sabe se a sua empresa está pronta para crescer?

Iremos te ajudar a obter essa e muitas outras respostas. 

Novo negócio…

Em primeira análise, ao abrir uma nova filial, o empreendedor deve encarar como se fosse um novo negócio – é essencial fazer um plano de negócios e colocar no papel essa ideia, pois uma nova unidade também significa investir mais, uma nova equipe e também mais tempo demandado.

Além disso, quando se deseja expandir por meio de franquias, o negócio deve ter processos bem alinhados e uma marca consolidada no mercado, visto que terá que abrir mão de um só local para gerenciar outros, que vão depositar sua confiança na empresa.

Já, no caso de diversificação e ampliação dos produtos da sua empresa, deve ser feita uma pesquisa dentro do negócio e verificar o que pode ser oferecido ao público alvo e que tem ligação com sua marca. No entanto, também pode se atentar a outras maneiras de atingir os consumidores, como recorrer à internet ou representantes comerciais. 

Ao pensar em fusão ou aquisição de um negócio concorrente, deve ser levada em conta a coesão entre os negócios, bem como buscar diminuir os custos, produzir em escala e aumentar a clientela.

Dessa maneira, nesses casos deve ser admitido que alguns investimentos só terão retorno a longo prazo, devendo analisar a viabilidade de cada projeto de expansão de acordo com a situação atual da sua empresa. 

Logo, as melhores formas de descobrir se sua empresa está pronta para crescer, é:

  • Analisar o modelo de negócio atual (em que a Matriz SWOT é uma peça fundamental nessa avaliação);
  • Obter informações sobre a situação financeira do empreendimento, observando os lucros dos últimos três anos;
  • Fazer projeções de cenários futuros que podem ou não favorecer a expansão;
  • Prever os custos necessários para ampliar (não somente das despesas operacionais, conhecidas como OPEX, mas também de capital – CAPEX);
  • Observar indicadores de viabilidade da expansão empresarial;
  • Avaliar os riscos de mercado.

Existe hora certa para expandir o seu negócio?

Muitos empreendedores costumam ter uma grande expectativa de demanda logo no início de seu negócio. Mas, é melhor começar pequeno e examinar a necessidade dos consumidores e ir crescendo de forma gradual com segurança a cada passo dado.

Então, após analisar os custos e cenários para expandir, é importante reconhecer a melhor oportunidade para expandir a empresa. Está é no período em que ela oferece um retorno consistente e satisfatório. 

Por isso, aqui vão algumas dicas para identificar a hora certa para fazer seu empreendimento crescer:

  • Ter um plano de negócios bem elaborado;
  • É preciso conhecer o mercado (se a tendência é positiva ou você tem um produto que está em alta, expandir pode ser um bom negócio);
  • Ter independência (possuir receitas próprias e não necessitar de investimentos insustentáveis para expandir é um bom sinal);
  • A certeza de que suas vendas serão aumentadas (acompanhar a demanda e o giro de estoque – se as mercadorias precisam ser repostas com frequência ou há falta na prateleira: é hora de investir);
  • Somar motivos que justificam expandir – identificar maior demanda pelos clientes ou perceber a necessidade de crescer devido à situação financeira;
  • Ser capaz de escalar o negócio (aumentar as vendas sem elevar os investimentos e o custo fixo na mesma proporção).

Vantagens de ampliar seu negócio

Desse modo, depois de identificar o melhor momento para desenvolver suas atividades, é hora de desfrutar de todas as vantagens de expandir sua empresa! 

1º: Um negócio maior significa aproveitar a economia de escala. Isso porque, quanto maior a empresa, mais descontos e melhores condições de crédito ela consegue ao comprar em escala. Além disso, como é mais expressivo o volume de negócios, tem mais potencial de lucro. 

2º: Outro ponto a considerar é que expandir o negócio reduz os riscos de concorrentes ou influências externas como os avanços tecnológicos. Ademais, também caso uma parte de seu negócio seja ameaçada em determinada oscilação do mercado, outros fluxos de renda farão a empresa se manter.

Estratégias para expandir o seu negócio

Para ampliar seus negócios, listamos abaixo algumas possibilidades:

  • Ampliar a oferta de produtos (entenda quem são seus clientes e seus hábitos, disponibilizando produtos que compram cada vez mais);
  • Investir em tecnologia (invista em seus canais de atendimento e busque os melhores meios de pagamento online);
  • Criar novos canais de venda (no mundo digital, é possível vender em diferentes plataformas);
  • Abrir filiais (é preciso atentar-se aos custos de abrir novas lojas físicas);
  • Montar um sistema de franquias (dividir os riscos com seus franqueados e aumentar o crescimento);
  • Licenciar seu produto (uma alternativa mais barata em relação às franquias);
  • Ampliar a presença na internet (utilizar das redes sociais e ferramentas do marketing);
  • Diversificar (múltiplas fontes de receita – poder promover cursos, exportar ou importar produtos e lançar uma linha própria).

No entanto, há duas estratégias principais quando falamos de Expansão Empresarial:

1 – Estratégia de Expansão Orgânica

Em síntese esse modelo é o mais comum, por ser o mais adotado por micro, pequenas e médias empresas. Pode ocorrer por meio da criação de novos produtos, do aumento da penetração e expansão de mercado e também através do desenvolvimento de novos canais de distribuição. 

Na criação de novos produtos é necessário saber o que os clientes desejam e, na expansão da empresa no mercado, é importante pensar em formas de vender mais do que já estava sendo negociado. Por fim, é vital pensar em maneiras de atingir novos alvos.

2 – Estratégia de Expansão por fusão ou aquisição

Esse método consiste em fundir a empresa com outra ou comprar um concorrente, podendo duplicar o tamanho do negócio do dia para a noite. No caso da fusão, sinergia entre os valores da empresa é essencial. Já na aquisição, os custos são mais elevados, mas pode ampliar os lucros do negócio.

Em suma, a expandir é uma busca pelo aumento da geração de lucros, o que inclui a oferta de novos produtos e serviços, a abertura da empresa em outro local, a adição de franqueados, o ingresso em novos mercados e a fusão ou aquisição de outro negócio. 

Apesar de nem sempre as empresas decidirem expandir, os maiores motivos para adotarem essa estratégia são: sobreviver em meio à competitividade, aumentar seus lucros e seu Market Share, além de obter mais destaque. 

Como expandir requer analisar os ganhos, a viabilidade e os custos do empreendimento, contar com o auxílio de especialistas é essencial para saber o melhor momento para tomar essa decisão e construir um plano de investimento eficiente. Assim, sua empresa poderá expandir e desfrutar de todas as vantagens que gera cada vez mais lucros. 

Nós, da Júnior FEA-RP, realizamos projetos de análise de Viabilidade Econômica, Plano de Negócios, Planejamento Estratégico e muitos outros que serão úteis no desenvolvimento e expansão do seu negócio. 

Ficou interessado? Solicite um diagnóstico gratuito, nossos consultores estão a postos para te ajudar!

Consultoria empresarial em Ribeirão Preto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *