Marketing estratégico: O que é, objetivo e como aplicar no seu negócio! 

Marketing estratégico: O que é, objetivo e como aplicar no seu negócio! 

Se você ainda está em dúvida se a sua empresa precisa de Marketing Estratégico, eu já sei a resposta e vou te explicar porque a resposta é SIM. Além disso, também irei mostrar todas as etapas para criar um ideal para o seu negócio.

Não importa o tamanho da sua empresa, pequena, média ou grande, o Marketing Estratégico é essencial.

O QUE É MARKETING ESTRATÉGICO?

É uma abordagem de Marketing focada em traçar estratégias específicas para o seu próprio negócio, buscando resultados em curto, médio e longo prazo. É essencial, pois ajuda a entender o seu público-alvo e acaba gerando resultados mais assertivos e eficazes, ou seja, mais conversões com menos esforço.

O Marketing Estratégico faz o planejamento das ações para que no próximo passo – que seria o Marketing Operacional – essas ações sejam colocadas em prática.

QUAL O OBJETIVO DO MARKETING ESTRATÉGICO?

Criar um plano de ação para conquistar e satisfazer clientes, de forma a aumentar a rentabilidade e a produtividade do seu negócio. O objetivo é identificar as “dores” dos seus clientes e os diferenciais da sua empresa.

Então, assim, escolher a melhor estratégia que faça com que seu negócio se destaque no mercado.

POR ONDE COMEÇAR?

Por onde começar no marketing estratégico? Qual o objetivo e como planejar. Consultoria Empresarial em Ribeirão Preto - Júnior FEARP.

ETAPA 1 – PLANEJAMENTO 

  1. Levantamento de dados: Deve conter todas as características principais sobre seu negócio (nome, situação atual, segmento, localização, objetivos, gestão, serviços, parcerias, definição do público-alvo e da concorrência)
  1. Pesquisa de mercado:  Tem como objetivo obter informações sobre o mercado e o contexto de atuação da empresa, o que ajuda a identificar as ameaças, oportunidades, forças e fraquezas dela. Essa pesquisa deve ser feita com base no estudo da concorrência, consumidores, fatores políticos, econômicos, socioculturais, entre outros. As informações coletadas devem ser utilizadas para realizar a Análise Swot, que torna as informações mais visuais.
  1. Definir o público-alvo: Por meio da realização de pesquisas para identificar a faixa etária, sexo, localização, profissão, renda, educação, estilo de vida, etc. Além disso, também a frequência de compra dos seus clientes e os principais estímulos para que eles realizem a compra. 

Exemplos de estímulos: preço, qualidade, marca, prazo de entrega, prazo de pagamento, atendimento, localização do estabelecimento, status, segurança, inovação ….

  1. Posicionamento de mercado: Após a coleta e análise de todas as informações citadas acima, é possível ter uma visão de quais são os pontos fortes que a empresa. Desse modo, saberá quais você deve usar a seu favor e as oportunidades de expansão e crescimento da empresa.  Oportunidades de crescimento podem ser: penetração de mercado, desenvolvimento de mercado, desenvolvimento de produtos e/ou diversificação de produtos. Além disso, também é importante estudar os pontos fracos para pensar em formas de melhorar esses pontos e se destacar em relação à concorrência.

ETAPA 2 – DEFINIÇÃO DAS ESTRATÉGIAS

Composto de marketing (5P’s):

Quais os 5ps/4ps de marketing? Saiba as estratégias de marketing para a sua empresa. Consultoria Empresarial em Ribeirão Preto - Júnior FEARP.

Preço – Identificar o preço mais atrativo para os clientes (esse preço pode variar, por exemplo, de acordo com a épocas do ano, com o segmento e/ou com a região geográfica).

Produto – Fazer seu produto ser mais competitivo, com mais benefícios para o consumidor. Esses benefícios variam de acordo com o produto e com o objetivo da empresa. Mas alguns exemplos são: garantia, promoção, embalagem atrativa, instalação gratuita e qualidade.

Praça – Pensar na operacionalização do seu negócio, ou seja, a localização, estrutura, canais de distribuição, prazo de entrega, condições de pagamento e escolha dos fornecedores. 

Promoção – Promover sua empresa é essencial e existem diversas formas de fazer isto. Por exemplo: venda pessoal, propaganda, publicidade, promoção de vendas, marketing de patrocínio, comunicação no ponto de venda, telemarketing, internet e políticas de fidelização.

Pessoas – Fazer treinamentos, dar recompensas e promover momentos de integração da equipe de funcionários da empresa. Uma equipe motivada e alinhada trabalha com muito mais produtividade.

ETAPA 3 – IMPLEMENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS

Implementação e avaliação de estratégia na empresa. O que é marketing estratégico. Consultoria empresarial em Ribeirão Preto - Júnior FEARP
  1. Implementação: Devem ser definidas todas as ações a serem tomadas e como serão feitas. Juntamente com isso, o período de duração dessas estratégias, quem é a pessoa responsável e o custo estimado por ação. Para a organização dessas informações é interessante utilizar a ferramenta 5W2H.
  1. Avaliação e controle: Avaliar se as ações estão realmente sendo efetivas e identificar pontos que podem ser alterados para melhorar a estratégia. Ademais, esse controle pode ser feito por meio de avaliação mensal do desempenho da equipe, pesquisa do nível de satisfação dos clientes. Além disso, também o controle estimado dos custos, variação do número de clientes, compras, inscrições…

PRECISO DE UMA CONSULTORIA EM MARKETING ESTRATÉGICO?

Assim, se sua empresa já está no mercado e você sente que não está tendo os resultados esperados, que os clientes não estão fidelizados ou está com dificuldades de atrair novos clientes, com certeza é interessante contratar uma empresa para realizar essa consultoria para alavancar os resultados da empresa.

Portanto, todo o processo de análise de mercado (das oportunidades, tendências, fatores econômicos, políticos, culturais e tecnológicos), pesquisa de satisfação dos clientes, análise da concorrência, definição do público-alvo, desenvolvimento do melhor posicionamento de mercado e  a criação das melhores estratégias, com metas e objetivos, serão feitas pela empresa contratada.

Caso tenha interesse em saber mais sobre o que sua empresa precisa, clique aqui em baixo e fale com um dos nossos consultores que estão a disposição para oferecer um diagnóstico GRATUITO.

Consultoria empresarial em Ribeirão Preto

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