Marketing: O que é? Para que serve?

É muito comum, inclusive nas grandes empresas, as pessoas associarem o marketing a apenas uma de suas funções, isto é, a criaçãodas artes e propagandas. Ao fazer isso, menosprezamos uma das mais importantes áreas de uma empresa que possui papel vital no sucesso de uma organização. Por isso, é de suma importância esclarecer seu conceito e entender o porquê sua função é tão importante.

De uma maneira geral, dizemos que marketing é um conjunto de atividades que visa entender e atender as necessidades dos clientes. Assim podemos dizer que envolve todo o processo desde o produto final até consumidor tendo por principais atividades, estabelecer a precificação, criar a configuração do produto e sua “simbolização” (arte e propaganda), e desenvolver a melhor maneira para se fazer a distribuição.

Desse modo, podemos destacar 6 fatores que fazem do Marketing uma área de grande

importância para as organizações:

1. Analise de mercado e segmentação

Os consumidores são variados, portanto, é de suma importância a existência de uma segmentação, feita através de pesquisas, para que, assim, se reduza o número de pessoas e a empresa possa atingir seus consumidores de maneira mais efetiva. Quando o número de pessoas é reduzido, fica mais fácil identificar as necessidades dos consumidores e entender o que realmente eles buscam. Esse processo é denominado segmentação de mercado e é fundamental no Marketing.

2. Inovação

A inovação em serviços e produtos é fundamental para o sucesso de qualquer empresa, e o Marketing é responsável por cria-las. Esse processo é feito através de pesquisas que o marketing realiza, analisando o mercado e, portanto, entendendo o que os consumidores aspiram e onde pode-se melhorar.

Vale ressaltar que depois de criada as marcas, as estratégias de marketing irão querer

gerenciá-las visando manter o sucesso pelo máximo período de tempo.

3. Precificação

A precificação do produto ou serviço também consiste em parte das atividades do Marketing, e, obviamente, é de suma importância que ela seja adequada. Desse modo, precificar os produtos analisando a concorrência e as mudanças do ambiente passa a ser fundamental.

4. Distribuição

Outro fator essencial do Marketing são as ações relacionadas a distribuição, isto é, saber qual o melhor lugar para se distribuir o produto ou serviço, quais os melhores contratos que podem ser feitos entre outros.

5. Fidelização de clientes

Fidelizar clientes é sempre mais barato do que conseguir novos. O Marketing possui papel essencial nesse processo, realizando estratégias para manter a proximidade com o cliente.

6. Engajamento

Boas estratégias do Marketing podem levar uma organização ao sucesso, o que de maneira direta contribui para o aumento da produtividade dos profissionais, afinal, o sucesso pode tornar os colaboradores mais felizes com a marca e propagadores dela.

Como podemos ajudar?

Agora que você já entendeu o quão importante o Marketing é para o seu negócio, mas precisa de ajuda, para criar estratégias ou torna-las ainda mais bem-sucedidas? Nós da Júnior FEA-RP, podemos ajudar! Nós oferecemos projetos personalizados para o seu negócio, com acompanhamento de professores da USP. Entre em contato com a gente, e veja o seu negócio crescer.

Autor

Enzo Domarco Giannetti
Consultor de Projetos