O que é Planejamento Estratégico e como fazer

planejamento estratégico

Planejamento estratégico é o processo de definir um plano, de médio e longo prazo, para guiar uma organização e ajudá-la a atingir seus objetivos.

Normalmente, os gestores veem o planejamento como um “clichê”, com reuniões chatas, extensas e sem um intuito claro. Isso ocorre porque muitos não sabem ao certo o que é, como fazê-lo e qual o seu valor para o sucesso da empresa.

Você sabe onde sua empresa quer estar nos próximos 5 anos? 10 anos? Como está o planejamento estratégico da sua empresa? Confira abaixo para te ajudar a responder essas questões.

Nesse texto vamos discutir sobre:

  • O que é planejamento estratégico;
  • A sua importância;
  • Os benefícios de elaborá-lo;
  • 7 passos para desenvolver um planejamento correto;

O que é planejamento estratégico?

Antes de pensar o que é planejamento estratégico, precisamos entender o que cada uma dessas palavras significa. 

Planejar significa elaborar e programar um plano para atingir certo objetivo. Já estratégia é a arte de aplicar táticas, métodos e habilidades para alcançar os seus objetivos.

À vista disso, é o processo de criação e execução de táticas para atingir os objetivos da organização. Este envolve desde a criação de metas, até tomadas de decisões e planos de ação. 

A partir dele, é possível obter uma visão de médio e longo prazo para direcionar o negócio. Nesse sentido, a empresa pode identificar ações úteis, criar diferenciais competitivos, se antecipar a eventos e aproveitar novas chances do mercado. 

Vamos a um exemplo prático: 

Exemplo:

Imagine que você reside em São Paulo e precisa ir até Minas Gerais. Porém, você terá que fazer a viagem com seu próprio carro e ainda não conhece o caminho. Sobretudo, você acha que estaria mais preparado pegasse a estrada sem “rumo” ou se analisasse os melhores caminhos com a ajuda de mapas, visse a previsão do tempo e o combustível disponível no carro? 

Dessa forma, sem dúvidas o planejamento estratégico é essencial para nossa vida pessoal e para as empresas também!

Saber onde sua firma está, onde ela deseja chegar e o que será feito para chegar lá são questões presentes nesse processo.

A importância do planejamento estratégico

De acordo com um estudo da 5A Company, 61% das empresas não seguem seu planejamento estratégico, o que revela falta de maturidade nos negócios brasileiros. 

“Os dados foram obtidos com 120 empresas de médio e grande porte das regiões Sul e Sudeste. Cerca de 96% dos gestores afirmam que o planejamento é importante, mas 61% das empresas não trabalham sob um plano do tipo. Além disso, dentre as empresas – dos setores de serviços, indústria e comércio – que afirmaram seguir esse método, 73% não têm formas de acompanhar ou ainda efetivar as diretrizes”.

(Fontes: 5A Company; Época Globo)

Entretanto, infelizmente a maioria dos gestores não compreendem que criar um planejamento estratégico não garante que ele será executado na prática. Isso se torna ainda mais difícil quando se trata de objetivos de longo prazo, pois podem ser esquecidos facilmente.

À vista disso, é preciso saber que o planejamento é importante porque: 

  • Otimiza a utilização de recursos;
  • Motiva, integra e aumenta a produtividade dos funcionários;
  • Permite ações e tomadas de decisão mais assertivas;
  • Auxilia previsões de mudanças do mercado.

Benefícios do planejamento:

Benefícios do planejamento estratégico. Consultoria empresarial em Ribeirão Preto. Agende um diagnóstico gratuito.

1 – Traz foco

Bem como o planejamento funciona como um passo a passo a ser seguido pela empresa, ele ajuda o alinhamento das equipes e faz com que as pessoas envolvidas se concentrem em atividades que realmente são necessárias.

2 – Melhora a autoconsciência da organização

A princípio, o planejamento faz com que a organização saiba sobre seus pontos fortes e fracos e de sua posição no mercado. A partir disso, é possível trabalhar suas fraquezas e aproveitar seus pontos fortes.

3 – Motiva a equipe

Com um bom planejamento é possível aumentar a compreensão sobre os objetivos gerais. Tendo uma missão definida e metas claras para trabalhar, as equipes saberão a influência de seus esforços nos resultados. Logo, a estratégia precisa ser simples e atingível, pois quanto mais eles participarem desse processo, maior tende a ser o engajamento.

4 – Evita investimentos desnecessários 

A partir da visão de longo prazo podemos saber onde a empresa deseja chegar. Dados seus objetivos, os investimentos são alocados de forma mais eficiente, com foco no que a organização realmente precisa e não apenas no que ela gostaria. 

7 passos para desenvolver um planejamento estratégico

7 passos para fazer um planejamento estratégico. Consultoria empresarial em Ribeirão Preto FEA-RP.

Existem 7 passos para desenvolver um planejamento de forma clara e correta, que são:

1 –  Analise sua empresa

Antes de tudo, busque e analise o ambiente interno e externo.

Mas afinal, o que seria esses ambientes? 

O ambiente externo são aspectos que a organização não tem controle, como cenário econômico, tendências de mercado e comportamento dos consumidores. Todavia, o ambiente interno são todos os fatores relacionados com a própria empresa, como equipes e colaboradores, estrutura, recursos disponíveis, entre outros.

O objetivo dessa análise é ver em que contexto a sua empresa está inserida e trabalhar em ações mais adequadas para alcançar seus objetivos. Contudo, uma opção para realizar essa etapa é a Análise SWOT, que mostra de forma visual as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do seu negócio.

2 – Pontue a identidade da empresa

É preciso ter bem definido os três pilares para uma identidade, que são: missão, visão e valores, pois isso irá orientar as tomadas de decisões e definições das estratégias.

Em síntese, a missão é a razão pela qual sua empresa existe, a visão mostra onde a empresa quer chegar e traz seus objetivos de longo prazo e os valores são os princípios que guiam a cultura da empresa.

Com isso, a identidade do seu negócio funcionará como um guia em todos os momentos do planejamento estratégico. Nesse sentido, esse passo é mister para definir as diretrizes da sua empresa durante esse processo.

3 – Defina suas metas e objetivos

Além dos objetivos, também é essencial definir os indicadores de sucesso, pois eles mostram se o planejamento está indo para o caminho desejado. Sem esses pontos definidos não é possível enxergar os resultados com clareza. Os objetivos devem ser realistas, ou seja, onde sua empresa pode chegar!

4 – Faça um plano de ação

Organize todo o planejamento e comece a executá-lo, a ação será vital para o sucesso dele.

Uma dica para esta etapa é fazer um plano de ação geral para a empresa e, “dentro dele”, fazer divisões por setores e até mesmo equipes de trabalho. Assim, cada membro saberá de maneira direta quais são suas funções e tarefas para atingir os objetivos da organização. 

5 – Divulgue

Do que adianta um ótimo planejamento se apenas os gestores conhecem ele?

Ou seja, compartilhe o que foi definido na agenda. Isso é necessário para que todos os colaboradores compreendam onde a firma deseja chegar e quais ações serão feitas. 

6 – Monitore 

Ainda mais, acompanhe o seu planejamento com frequência, e, sempre que possível, reúna a equipe e avalie os resultados.

7 – Adapte às mudanças

Os ambientes externo e interno sofrem influências econômicas, sociais, políticas e outras. Portanto, o planejamento estratégico não deve ser estático e deve ser alterado quando preciso.

Gostou da matéria? Identificou algum problema em seu negócio e não sabe como solucioná-lo? A Júnior FEA – RP pode ter algo para te ajudar. Entre em contato com um de nossos consultores abaixo.

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