O que é Planejamento Estratégico e como fazer

Planejamento Estratégico é o processo de elaborar um plano, de médio e longo prazo, para guiar uma organização e ajudá-la a atingir seus objetivos.

Normalmente, os gestores veem o planejamento estratégico como um clichê corporativo, com reuniões chatas, extensas e sem um propósito claro. Isso acontece porque muitos não sabem ao certo o que é planejamento estratégico, como fazê-lo e qual sua importância para o sucesso da empresa.

Você sabe onde sua empresa quer estar nos próximos 5 anos? 10 anos? Como está o planejamento estratégico da sua empresa? Confira nosso conteúdo para te ajudar a responder essas perguntas.

Nesse texto falaremos sobre:

  • O que é planejamento estratégico
  • A importância do planejamento estratégico
  • Benefícios do planejamento estratégico
  • 7 passos para desenvolver um planejamento estratégico

O que é Planejamento estratégico?

Antes de pensar o que é planejamento estratégico, precisamos entender o que cada uma dessas palavras significa separadamente. 

Planejar significa elaborar, organizar e programar um plano para atingir certo objetivo. Já estratégia é a arte de aplicar táticas, métodos e habilidades para alcançar os objetivos esperados.

À vista disso, planejamento estratégico é o processo de criação e execução de táticas para atingir os objetivos da organização. Esse processo envolve desde a elaboração de metas, até tomadas de decisões e planos de ação. 

A partir dele, é possível obter uma visão de médio e longo prazo para direcionar o negócio. Nesse sentido, a organização pode identificar ações necessárias, criar diferenciais competitivos, se antecipar a eventos futuros e aproveitar novas oportunidades do mercado. 

Vamos a um exemplo prático: 

Imagine que você reside em São Paulo e precisa visitar seus parentes em Minas Gerais. Porém, você terá que fazer a viagem com seu próprio carro e ainda não conhece o caminho. Você acha que estaria mais preparado se apenas pegasse a estrada sem “rumo” ou se analisasse os melhores caminhos com a ajuda de mapas, olhasse a previsão do tempo e conferisse o combustível disponível no carro? 

Sem dúvidas o planejamento é essencial para nossa vida pessoal e para as empresas também!

Saber onde sua organização está, onde ela deseja chegar e o que será feito para chegar lá são questões presentes no planejamento estratégico.

A importância do planejamento estratégico

De acordo com um estudo da 5A Company, 61% das empresas não seguem seu planejamento estratégico, o que revela falta de maturidade nos negócios brasileiros. 

“O levantamento foi feito com 120 empresas de médio e grande porte das regiões Sul e Sudeste. Cerca de 96% dos gestores afirmam que o planejamento é importante, mas 61% das empresas não trabalham orientadas por um plano do tipo. Dentre as empresas – dos setores de serviços, indústria e comércio – que afirmaram seguir um planejamento estratégico, 73% não têm formas de acompanhar ou ainda implementar as diretrizes”. (Fontes: 5A Company; Época Globo)

Infelizmente, a maioria dos gestores não compreendem que criar um planejamento estratégico não garante que ele será executado na prática. Isso se torna ainda mais difícil quando se trata de objetivos de longo prazo, pois podem ser esquecidos facilmente.

À vista disso, é preciso saber que o planejamento é importante porque: 

  • Otimiza a utilização de recursos e investimentos
  • Motiva, integra e aumenta a produtividade dos funcionários
  • Permite ações e tomadas de decisão mais assertivas
  • Auxilia previsões de mudanças do mercado

Benefícios do planejamento:

1 – Traz foco

O planejamento funciona como um passo a passo a ser seguido pela empresa. Ele ajuda o alinhamento das equipes e faz com que as pessoas envolvidas se concentrem em atividades que realmente são necessárias.

2 – Melhora a autoconsciência da organização

O planejamento faz com que a organização tenha mais conhecimento de seus pontos fortes e fracos e de sua posição no mercado. A partir disso, é possível trabalhar suas fraquezas e aproveitar seus pontos fortes.

3 – Motiva a equipe

Com um bom planejamento é possível aumentar a compreensão dos colaboradores sobre os objetivos da organização. Tendo uma missão definida e metas claras para trabalhar, as equipes saberão a influência de seus esforços nos resultados finais. Logo, a estratégia precisa ser simples e atingível, pois quanto mais eles participarem desse processo, maior tende a ser o engajamento.

4 – Evita investimentos desnecessários 

A partir da visão de longo prazo podemos saber onde a empresa deseja chegar. Dados seus objetivos, os investimentos são alocados de forma mais eficiente, com foco no que a organização realmente precisa e não apenas no que ela gostaria. 

7 passos para desenvolver um planejamento estratégico

Existem 5 passos para desenvolver um planejamento de forma clara e correta, que são:

1 –  Analise sua empresa

Busque e analise as informações sobre o ambiente interno e externo.

Mas afinal, o que seria ambiente interno e externo? 

O ambiente externo são aspectos que a organização normalmente não tem controle, como cenário econômico, tendências de mercado e comportamento dos consumidores, por exemplo. Já o ambiente interno são todos os fatores relacionados com a própria empresa, como equipes e colaboradores, estrutura, recursos disponíveis, entre outros.

O objetivo dessa análise é descobrir em que contexto a sua empresa está inserida e trabalhar em ações mais adequadas para alcançar seus objetivos. Uma opção para realizar essa primeira fase é a Análise SWOT, que mostra de forma visual as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do seu negócio.

2 – Pontue a identidade da empresa

É preciso ter bem definido os três pilares para uma identidade autêntica que são: missão, visão e valores, pois isso orientará as tomadas de decisões e as definições das estratégias. Resumidamente, a missão é a razão pela qual sua empresa existe, a visão mostra onde a empresa quer chegar e traz seus objetivos de longo prazo e os valores são os princípios que guiam a cultura da empresa.

Com isso, a identidade do seu negócio funcionará como um guia em todos os momentos do planejamento estratégico. Esse passo é muito importante para definir as diretrizes da sua empresa durante esse processo.

3 – Defina suas metas e objetivos

Além de definir as suas metas e objetivos, também é fundamental definir os indicadores de sucesso, pois eles mostram se o planejamento está indo para o caminho desejado. Sem esses pontos definidos não é possível enxergar os resultados com clareza.

Os objetivos devem ser realistas, dentro do que a sua empresa pode realmente alcançar!

Dessa forma, pode-se utilizar o conceito de metas SMART, veja na figura a seguir:

Meta Smart. Específico, mensurável, alcançável, relevante e baseado em tempo. O que é Planejamento Estratégico e como fazer e sua importancia.

4 – Faça um plano de ação

Organize todo o planejamento estratégico e comece a executá-lo, a ação será vital para o sucesso desse planejamento.

Uma dica para esta etapa é fazer um plano de ação geral para a empresa e, “dentro dele”, fazer divisões por áreas, setores e até mesmo equipes de trabalho, assim cada colaborador saberá de maneira direta quais são suas funções e tarefas para atingir os objetivos da organização. 

5 – Divulgue

Do que adianta um ótimo planejamento se apenas os gestores têm conhecimento sobre ele?

Apresentar e compartilhar o que foi definido no planejamento é necessário para que todos os colaboradores compreendam onde a empresa deseja chegar e quais ações serão realizadas. 

6 – Monitore 

Acompanhe e analise o andamento do seu planejamento estratégico com frequência, sempre que possível reúna a equipe e avalie os resultados.

7 – Adapte às mudanças

Os ambientes externo e interno sofrem influências econômicas, sociais, políticas e outras. Portanto, o planejamento estratégico não deve ser estático e deve ser alterado quando necessário.

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