Índice de Preço Markup: O que é e onde pode melhorar o seu negócio



Já se perguntou como se é possível ter precisão em estipular seus preços de vendas e garantindo seu sucesso para negócio e como isso pode te deixar a frente de seus concorrentes de maneira efetiva e acessível? Esse artigo vai te explicar o que é o Markup e os benefícios que ele gera para os seus desfrutadores.


O que é Markup?

Markup é um índice de preço utilizado para definir o valor de venda que garante que todos os seus custos para a venda de seu produto e/ou serviço sejam pagos. Ele permite você entender quais são os reais fatores e a porcentagem deles que influenciam no seu preço de venda, e com essas informações você pode ter maior segurança para suas tomadas de decisões.


Como ele pode te gerar benefícios?

Embora não deva ser utilizado isoladamente para definir seus preços, ele é um excelente ponto de partida tanto para definir um preço de um novo produto ou serviço para negócios que já são estabelecidos no mercado ou novos empreendimentos. Isto é, saber se tais valores condizem com a realidade do negócio e saber utilizar-se das informações obtidas para ter novas oportunidades ou ameaças, por exemplo, saber que seu valor de venda está a abaixo ou acima em comparação aos seus concorrentes.


Como funciona?

Todas as empresas utilizam o Markup de alguma forma, mesmo que sendo incompleta para a definição de seus preços, por exemplo, utilizando o preço médio entre empresas do mesmo ramo e conhecimentos adquiridos durante o tempo e adaptando-os para os custos do negócio. Contudo é dividido em 3 principais componentes: Despesas fixas, Despesas variáveis e Margem de Lucro.


Despesas Fixas: são os gastos que não dependem da quantidade de produtos/ serviços vendidos para se formar, por exemplo, aluguel, salários (fixos).


Despesas Variáveis: se opõem as despesas fixas, isto é, são gastos totalmente relacionados na cadeia da quantidade de produtos/ serviços vendidos. Pode se exemplificar a comissão de vendedores, pois é um gasto que só varia conforme os produtos forem vendidos.


Margem de Lucro: sendo autoexplicativo esse componente baseia-se no lucro esperado do empresário, na maioria em porcentagem, qual é o valor que deverá ser incluso no seu preço final para você ter os seus retornos esperados e conseguir mapeá-los e projetá-los.


Como calcular?

Agora com todos os conhecimentos adquiridos nesse tópico podemos prosseguir para o entendimento do cálculo do Markup:

• Despesas Fixas (DP): R$15 por produto

• Despesas Variáveis (DV): R$17 por produto

• Margem de Lucro (ML): R$19 por produto

• Preço Unitário do Produto (PU): R$45


MARKUP = 100/100-(15+17+19)

MARKUP = 100/100-51

MARKUP = 100/49

MARKUP = 2,04


O valor de 2,04 é o valor que deverá multiplicar PU resultando no preço de venda que garantirá tais retornos:


PREÇO DE VENDA = PU x MARKUP

PREÇO DE VENDA = 45 x 2,04

PREÇO DE VENDA = R$ 91,83


Ficou curioso e animado para aplicar isso em sua empresa? Nós da Júnior-FEA podemos te auxiliar a implementar isso em seu negócio por meio de nossos projetos de Análise de Custos e Formação de Preços.




Autor

Silas de Alcântara

Consultor de Projetos




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