A análise de custos como estratégia do seu empreendimento

Atualizado: 7 de Fev de 2019


A análise de custos é uma estratégia utilizada para ter conhecimento sobre os gastos de uma empresa, focada principalmente na pesquisa dos custos fixos e indiretos (aqueles que não variam com a produção). Mas como ela pode ajudar a empreender?


A importância de saber precificar:


O estudo sobre a composição dos preços de produtos e serviços, na situação em que o Brasil se encontra, se tornou essencial para a sobrevivência das empresas. A atenção na definição de preço de venda deixou de ser apenas algo contábil e passou a requerer o conhecimento em diversas áreas, como marketing, psicologia, economia, estudo de processos, etapas de produção entre outros. Para definir esse preço é necessário conhecer os custos envolvidos em cada produto, evitando cobrar a mais e tornar o preço muito caro para o consumidor; o que diminuiria o volume de vendas.




Errar no cálculo dos custos é um grande atentado à saúde financeira de uma empresa, já que quase sempre o resultado desse equívoco é o prejuízo. Com o aumento da concorrência essa situação se torna mais difícil ainda. Para manter a competitividade é preciso diminuir a margem de lucro, o que torna ainda mais importante entender a formação dos preços e a análise dos custos.


Precificação, análise de custos e sucesso no empreendedorismo:

Para as pequenas e médias empresas é fundamental, antes de investir em um novo produto ou serviço, conhecer o mercado em que estão inseridas e o preço da concorrência. Precisarão produzir em um preço competitivo, reduzir o desperdício e aumentar sua produtividade; resultando em uma maior margem de lucro. Fazendo um registro dos gastos o empreendimento poderá identificar quais gastos são desnecessários e quais são importantes para a atividade da empresa, fornecendo assim informações sobre o desempenho da empresa. Ao investir em uma boa análise de custos é possível gastar menos e lucrar mais.


A Gestão de Custos deve ser relacionada ao planejamento estratégico da empresa, que ajudará os gestores na tomada de decisão em relação aos financiamentos, compras e investimentos; dando também ao tomador de decisão mais confiança para fazer negociações e vender assim sua marca.


O mercado interfere diretamente no preço, ele é o encarregado em fazê-lo. Por causa disso, a estrutura de custos deve ser compatível com o valor de mercado, ou seja, com o valor que o produto deve atingir no mercado, baseando-se na concorrência e na lei de oferta e procura.


Conclusão:

Por todos esses motivos a compreensão dos custos se torna imprescindível nos dias de hoje e na economia em que nos encontramos. Não analisar os gastos da empresa é um risco que não se deve correr e pode ser a diferença entre manter as portas abertas e a falência.


Está com dificuldade de analisar seus custos? A gente pode te ajudar!




Autores


João Victor Sanches

Consultor



Nicolas Batistela

Consultor

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