A importância de um Plano de Negócios para o início de uma empresa


O plano de negócios é uma importante ferramenta de gestão. Ele pode ser utilizado por empreendedores que estão almejando a criação de um novo negócio ou por empresários que planejam aumentar suas unidades empresariais. Como está indo a sua empresa? Está precisando de uma “mãozinha”? Ao longo desse texto iremos explicar com vários dados e estatísticas a importância dessa vital ferramenta.



Alguns dados importantes sobre a abertura de empresas no cenário brasileiro


Segundo dados do SEBRAE, Entre 2010 e 2014, a taxa de sobrevivência das empresas com até 2 anos passou de 54% para 77%. Em boa parte, essa melhora se deve à ampliação do número de Microempreendedores Individuais (MEI). Quando os MEI são excluídos da análise, a taxa de sobrevivência cresce apenas 4 pontos percentuais, passando de 54% para 58%.


Quais são as causas da mortalidade de empresas no Brasil?


Não é possível atribuir a um único fator a causa da mortalidade, mas sim, a uma combinação de fatores em quatro grandes áreas: a situação do empresário antes da abertura, o planejamento dos negócios, a capacitação em gestão empresarial e a gestão do negócio em si.

Segue um gráfico ilustrativo das principais causas da mortalidade de empresas no Brasil.




Como podemos perceber, o Plano de Negócios é uma peça fundamental para a sobrevivência das empresas no mundo corporativo, por isso, explicaremos mais detalhadamente como funciona essa ferramenta de gestão.



O que é um Plano de Negócios?


De acordo com definição do Sebrae, um plano de negócios “descreve por escrito os objetivos de um negócio e quais passos devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas. ” Um plano de negócio nada mais é do que um “grande roteiro” das variáveis financeiras, de marketing, de produto etc., que vai guiar e dimensionar a nova empresa. Dentro dessas variáveis financeiras podemos destacar: custos fixos e custos variáveis, custos de produção, custos com capital humano. Já nas variáveis de marketing podemos destacar: produto, preço, comunicação, distribuição, público-alvo, etc.


Um dos principais benefícios de elaborar um plano de negócios é descobrir os pontos fortes e fracos dessa nova ideia.


Qual é a importância de um Plano de Negócios

Ele é ideal para clientes que estão começando um negócio agora e apenas possuem um “esboço” do projeto em mente. Basicamente será uma ferramenta que auxiliará no processo de planejamento desse novo projeto do empreendedor, possibilitando-o alcançar

suas metas e objetivos


Quais os desafios ao criar um plano de negócios?


Detalhar as características

O desafio é detalhar o plano sem, no entanto, transformá-lo em uma espécie de manual de instruções entediante. Seja detalhista, mas sem se esquecer de que é na reunião com os investidores que maiores informações deverão ser passadas.


Comprovar seu potencial de sucesso

O plano de negócios deve mostrar lógica e, objetivamente, demonstrar que a empresa tem chances de dar certo. Bem como um profissional da advocacia precisa respaldar seus argumentos, o plano deve dar razões para um investidor apostar na ideia da empresa.


Descrever o negócio com clareza


Aqui, temos outro aspecto que o uso excessivo de superlativos pode prejudicar. Se não há clareza nas descrições do seu plano de negócios, os leitores não conseguem avaliar objetivamente o que ele propõe. Esse desafio tem um caráter crítico. Se a leitura não agrada ao investidor, é provável que ele a abandone logo de início.


Quais erros o plano de negócios ajuda a empresa a evitar?

Não ter objetivos claros


Se não há metas específicas e um objetivo claro para a aplicação do plano de negócios, é provável que tudo vá por água abaixo. Sem mensurar suas expectativas de vendas e visar o futuro do seu empreendimento, o gestor erra fatalmente e pode comprometer a saúde financeira da organização.


O princípio do plano de negócios é dar um norte para gestores e colaboradores, definindo métricas e objetivos para a empresa. Como colocar em prática um plano eficiente se a organização não sabe aonde quer chegar?


Um bom plano de negócios deve definir explicitamente o número de vendas que pretende atingir em um período determinado e qual a abrangência que pretende conquistar em seu mercado.


Subestimar a concorrência

Acredite: ao descreverem seus planos de negócios, muitos gestores pintam-no como uma ideia tão inovadora que não haveria concorrência. A pergunta que deve ser feita pelo empreendedor é: se meus produtos e serviços não existissem, como o consumidor teria suas necessidades atendidas? A resposta para essa pergunta ajudará a identificar quem são os concorrentes que estão fazendo frente à sua empresa. São eles que devem ser tratados no seu plano de negócios.


Administração financeira descuidada


Na expectativa de apresentar um negócio sólido, o empreendedor pode se deixar levar pelo otimismo excessivo e registrar projeções de venda que não condizem com as capacidades reais da empresa. Não subestime também os custos e as despesas da organização. Esse registro distante da realidade pode comprometer o futuro da empresa.



Não demonstrar seus diferenciais competitivos

O diferencial de uma marca é aquele ponto digno de atenção, o fator x que chamará a atenção do consumidor e poderá torná-lo um cliente fiel da empresa. Não reconhecê-lo é um erro cometido tipicamente pelos empreendedores que não estudaram seu mercado e os concorrentes, deixando que a emoção cegue a visão do real potencial de seu negócio.


Desconhecer seu negócio


Quando o plano de negócios é superficial, tende a abusar de clichês, citando seus “produtos de extrema qualidade”, “equipe altamente treinada” e sua relação com os “principais fornecedores”. Esse excesso indica um desconhecimento do próprio negócio, o que pode sacrificar todo o plano. Os planos realmente bons são específicos e precisos, sem cair nos termos técnicos, mas também evitando ser prolixos.


E ai, viu só como é importante um Plano de Negócios para a sua empresa? Vamos fechar um com a gente!


Autor

Vitor Mc Knight

Consultor do Núcleo de Projetos





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