A importância do controle financeiro nas empresas em tempos de crise.

Atualizado: Ago 21

Em cenários como o atual, com a pandemia do covid-19 e a crise econômica do país, muitas empresas estão sendo afetadas financeiramente. Segundo levantamento da Boa Vista SCPC, o número de falências aumentou em 71,3% em junho de 2020, com pequenas companhias representando mais de 90% dos negócios afetados. Diante desses números impressionantes, vê-se como imprescindível que as empresas mantenham uma gestão financeira adequada, de forma a minimizar os impactos da crise e sobreviver a ela.





Gestão financeira e seus benefícios


A gestão financeira pode ser entendida como o conjunto de procedimentos referentes ao controle, análise e planejamento das questões financeiras dentro de uma empresa, sendo uma ferramenta que deve ser utilizada continuamente, com crise ou não, para que um negócio possa garantir sua saúde financeira e obtenha sucesso.


No momento de crise, a gestão financeira feita de maneira adequada pode ser um fator decisivo para a continuidade ou não de uma empresa no mercado. Os benefícios de um bom controle financeiro são vários: através desse instrumento é possível conseguir uma visão analítica do funcionamento da empresa; manter maior controle dos gastos e recebimentos, de forma a garantir que as contas fechem no final do mês; além de entender os objetivos financeiros do negócio e traçar meios de atingi-los de forma segura.


Em um contexto com tantas incertezas e dificuldades financeiras, um investimento errado pode causar grandes prejuízos. Desta forma, realizar uma gestão financeira analítica é fundamental, pois por meio dela é possível elaborar planos de ação mais rápidos e criar estratégias financeiras para alocação de recursos de maneira eficiente, o que auxilia nas tomadas de decisão dos gestores e evita perdas por parte da empresa.





Como fazer um controle financeiro adequado e criar estratégias para sua empresa na crise?


Como dito anteriormente, em tempos de crise, o controle financeiro nas empresas deve ser feito de modo estratégico, levando em conta a projeção de diferentes cenários e analisando quais planos de ação serão tomados para cada um deles. Nesse momento, é importante que as empresas estejam preparadas para agir rápido, desta forma, caso mudanças no cenário econômico aconteçam, o tempo de resposta será menor, o que diminui os impactos negativos sobre o negócio.


Para analisar os diferentes possibilidades de cenários futuros e elaborar estratégias, os gestores podem seguir alguns passos.


O primeiro é realizar um levantamento das despesas da empresa para os próximos meses. Para isso, todos os custos fixos e variáveis devem ser listados e separados de acordo com cada tipo de despesa (salários, impostos, aluguel, compras, etc.), de modo que seja possível enxergar quais são as despesas que tem maior impacto sobre a empresa e o quanto é necessário para mantê-la funcionando.


Tendo uma visão geral de todas as despesas, é possível identificar quais despesas podem ser cortadas e quais dívidas podem ser renegociadas. Ao diminuir os gastos desnecessários e renegociar prazos e valores das dívidas da empresa, é possível aliviar o fluxo de caixa e organizar-se financeiramente para enfrentar a crise.


Outro ponto importante no processo de planejamento financeiro é pensar estratégias para aumentar o faturamento da empresa no cenário atual. Para isso, diferentes estratégias podem ser pensadas de acordo com cada tipo de negócio, exemplos de estratégias são promoções, flexibilização das formas de pagamento, investimento no marketing, etc.


Assim como dito anteriormente, a gestão financeira deve ser feita de forma contínua para que qualquer negócio obtenha sucesso. Dessa forma, o fluxo de caixa deve ser acompanhado cuidadosamente, de forma a garantir que todas as entradas e saídas sejam registradas.


Por último, é importante ressaltar a importância da transparência com toda a equipe de colaboradores da empresa quanto a situação enfrentada. Em cenários de dificuldade econômica, para que os planos de ação façam sentido, é preciso que todos os colaboradores estejam alinhados quanto a um mesmo objetivo comum, de forma a guiar suas práticas cotidianas dentro da empresa.


Ao seguir esses passos, as empresas poderão fazer um controle financeiro adequado, analisando os diferentes cenários e criando estratégias para redução de custos e aumento do faturamento, estando, assim, mais preparadas para superar a crise e voltar a crescer.


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Autora

Maria Antonia Morosi

Consultora de vendas

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