A importância da Pesquisa de Clima Organizacional


Você já ouviu falar sobre pesquisa de clima organizacional? Tem alguma ideia sobre o que ela trata, seus objetivos e sua importância? Já observou o clima da sua empresa? Vamos começar a entender melhor sobre o assunto com alguns questionamentos importantes.



O que é clima organizacional?


O clima organizacional, segundo Chiavenato (2001), é o ambiente psicológico e social que existe em uma organização e que condiciona o comportamento de seus membros. O mesmo autor também acrescenta que esse clima é a qualidade do ambiente psicológico de uma organização, podendo ser positivo e favorável (quando é receptivo e agradável) ou negativo e desfavorável (quando é frio e desagradável).




Mas espera um pouco.... Qual a importância do clima organizacional para ela?


Esse clima está intrinsecamente ligado com a motivação e a satisfação dos indivíduos dentro da organização. Segundo Chiavenato (2010), a motivação é o desejo de exercer um alto nível de esforço direcionado a objetivos organizacionais e a satisfação depende do grau de atendimento aos fatores motivacionais, desta forma, ambos conceitos se relacionam com o desempenho e produtividade do membro que consequentemente reflete nos resultados da empresa.



Agora que você já compreende a importância do clima organizacional, reflita sobre a sua organização e o seu papel dentro dela. Você se sente motivado e satisfeito com suas atividades e com seu ambiente de trabalho? Você imagina como os seus colegas de trabalho se sentem?


Essas questões são extremamente importantes para a organização visto que os recursos humanos, ou melhor, as pessoas que trabalham na empresa precisam se sentir parte do negócio e se sentem engajadas para poderem alcançar os objetivos.


Você deve estar pensando “Se o clima da minha organização é tão importante, como faço para avaliá-lo?" E é aí que entra a pesquisa de clima organizacional.


A pesquisa de clima organizacional (PCO) é a coleta de insumos sobre as percepções dos colaboradores em relação a diversos aspectos da empresa. Através dessa pesquisa é possível identificar o que está acontecendo na organização, dando margem assim para identificar os pontos que apresentam falha e desenvolver ações de melhoria.


Outro benefício da pesquisa está relacionado com a comunicação, por meio da realização da mesma cria-se uma comunicação direta entre os indivíduos possibilitando que os membros sejam ouvidos, revelando dessa maneira a importância de cada um dentro do negócio. Ela atua como uma espécie de feedback, logo, permite que após a análise dos dados sejam tomadas decisões que possibilitem o melhor engajamento e satisfação dos funcionários.


Assim sendo, é indispensável a realização de uma pesquisa de clima organizacional, pois com ela podemos buscar o alinhamento com a cultura organizacional, promover o crescimento e desenvolvimento dos indivíduos, otimizar a comunicação, identificar as necessidades técnicas e humanas dos colaboradores, prever crises e tomar decisões mais assertivas em relação aos contratempos encontrados pela empresa.



E aí, o que você está esperando para realizar uma pesquisa de clima organizacional? Vem crescer com a gente!




Autora

Amanda Gonçalves

Assessora de Gestão de Pessoas

Fale conosco
Tel: (11) 9 8954-5053 (11) 9 8219-1155

Rua das Paineiras, anexo da casa 9, Cidade Universitária - Campus da USP Ribeirão Preto,SP.

  • Black Facebook Icon

© 2018 por Caixa Criativa Soluções Digitais