Como aumentar a produtividade de seus funcionários em 7 passos


Entenda o que pode ser feito para melhorar a gestão de pessoas da sua empresa, em apenas 7 passos.

1.O que motiva seus funcionários?

Conhecer seu colaborador vai além de conhecer seu currículo. Buscar conhecer sinceramente quem são as pessoas que trabalham para você te ajudará a oferecer ferramentas para que eles desempenhem um trabalho mais produtivo. Que tal um dia de folga quando ele estiver passando por dias difíceis em sua vida pessoal? Sentir-se importante gerará uma motivação para sempre dar o seu melhor e, consequentemente, produzir mais.

Para isso, é preciso alguém que o conheça em todos seus aspectos, não apenas enquanto profissional. O sentimento de empatia gera colaboração mútua. Saiba o que motiva seu funcionário a se dedicar dentro da empresa e dentro de seus círculos sociais.



2. Você está aberto para feedback e opiniões?

O feedback não deve ser encarado como uma ferramenta de críticas, mas sim uma ferramenta com a qual o colaborador e o empregador contam para melhorar o desempenho de seus trabalhos. É importe que a conversa seja feita ‘cara a cara’, pois outros meios de comunicação podem causar distorções das mensagens.

Além disso, evite julgamentos e foque nas atitudes modificáveis, isto é, não busque modifica a pessoa, mas sim aspectos organizacionais cabíveis. Aqui, a palavra chave é ‘cooperação’, porque ambos têm a possibilidade de falar e de ser ouvido.


3. Você se envolve no processo operacional quando tem oportunidade?

Claro, todos têm sua função dentro da empresa. Mas quando pertinente, o chefe deve se envolver nos projetos de seus funcionários, não de forma a tirar suas autonomias, mas de forma colaborativa, respeitando a hierarquia que existe dentro desse grupo de trabalho. Se for necessário fornecer opiniões para melhorar algum aspecto do trabalho, faça como se fosse um feedback. Dessa forma, você tem a possibilidade de ver mais de perto como é o desenrolar das atividades de seus funcionários e compreender melhor onde estão seus pontos fortes e seus pontos a melhorar.



4. Você costuma dizer a verdade sobre os problemas da empresa?

Dentro de uma empresa, os boatos e desconfianças frequentemente ameaçam a sua boa produtividade. Mantenha seus funcionários informados sobre quaisquer problemas na empresa que possa vir a afetá-los. Crie grupos de debates que encoraje gestores e empregados a expressarem suas opiniões e preocupações com relação à realidade da empresa.



5. Você investe em formação?

Investir na formação de seus colaboradores é assegurar o aprimoramento destes, e assim apostar na produtividade e na qualidade da empresa.


6. Você repensa a estratégia da sua empresa?

Talvez seja preciso repensar o processo de trabalho utilizado para aumentar a motivação e a produtividade dos colaboradores. Fazer algumas modificações e ser mais flexível em certas situações pode contribuir para que tenham mais vontade de trabalhar e se sintam mais à vontade na realização de suas tarefas.


7. Você cria um bom ambiente de trabalho?

Para um trabalho eficiente é necessário um ambiente propício para isso. Um espaço organizado e criar um meio de confiança e amizade são essenciais para o bem-estar de todos na empresa.




Fale conosco
Tel: (11) 9 8954-5053 (11) 9 8219-1155

Rua das Paineiras, anexo da casa 9, Cidade Universitária - Campus da USP Ribeirão Preto,SP.

  • Black Facebook Icon

© 2018 por Caixa Criativa Soluções Digitais