Como gerar interesse em novos clientes?

Nos dias de hoje, com o crescimento das mídias digitais e rede sociais, sabemos que a oferta de produtos e serviços é muito grande. O espaço pelo mercado se torna cada vez mais competitivo, de acordo com o SERASA EXPERIAN, o número de empresas abertas cresceu 12,4% em 2019, e você como dono de uma empresa tem que conseguir chamar a atenção do público para o seu produto/serviço. Mas então, como conseguir despertar esse interesse nos seus futuros clientes?






A primeira coisa que você tem que ter em mente antes de querer gerar interesse no seu cliente, é conhecer o seu cliente. O que é importante saber sobre seus compradores? Algumas informações básicas, como gênero, idade, área de atuação, informações sobre como usam os meios digitais também são legais de se ter, como a frequência com que seus clientes ficam nas redes sociais, quais mídias eles mais usam, e quanto tempo em média eles gastam em cada uma. Enfim, nesta parte é importante que você defina muito bem a persona do seu produto/serviço.


Existem algumas maneiras de descobrir essas informações para definir a sua persona. Sua empresa pode aplicar um formulário online, fazer uma análise comercial das mídias digitais da empresa, fazer uma pesquisa por telefone, enfim, aqui é a criatividade quem manda.


Antes da produção de conteúdos ou de uma campanha de marketing, é muito importante que você saiba qual é a dor do seu cliente. “Dor” do cliente é, basicamente, o principal problema que seus clientes enfrentam. Depois que você descobrir essa dor, é muito mais fácil de despertar o interesse dos seus leads. A partir disso, sua empresa já está pronta para construir um plano de marketing em cima dessa dor, além de focar a produção de conteúdos inteiramente em temas relacionadas à essa dor, para dessa maneira, o seu público ficar mais interessado.



Outro ponto muito importante para a elaboração do plano de marketing para gerar interesse nos seus clientes, é entender como funciona o alcance das duas redes sociais e como fazer com que suas publicações tenham o maior alcance possível. Um exemplo é o Instagram, nessa plataforma, quanto mais publicações postadas e com uma frequência de postagem alta, maior será seu alcance, e consequentemente seu engajamento será maior, sua marca terá mais visibilidade e, provavelmente, o interesse do seu público será maior.



Não existe uma receita de bolo para gerar esse interesse, nós não podemos falar para sua empresa postar isso e aquilo que dará certo. Como foi falado, é de extrema importância conhecer o seu cliente, sua persona e saber quais são suas demandas a partir disso, sua empresa consegue ter uma direção sobre o que postar. Porém algumas coisas demonstram resultados positivos. Tente sempre produzir conteúdos relacionados à dor do cliente, tente criar dúvidas neles e tenha a resposta para essas dúvidas em outras mídias da empresa ou, até mesmo, em outro post, assim você faz com que o cliente tenha uma interação maior e, consequentemente, um interesse maior.


Enfim, para resumir, tente descobrir qual a demanda do cliente e produza conteúdos direcionados à essa dor. Tenha uma frequência boa de postagens e faça com que seu cliente se sinta engajado, fidelizado pelo seu negócio. Dessa maneira você poderá construir uma base sólida de clientes que sempre irão olhar bem para sua marca e querer contratar seus serviços ou comprar seus produtos novamente.


Gostou da matéria? Identificou algum problema em seu negócio e não sabe como solucioná-lo? A Júnior FEA pode ter algo para te ajudar. Entre em contato com um de nossos consultores.





Autor

Pedro Ebiner

Consultor de Projetos




Fale conosco
Tel: (16) 9 9772-4944 (11) 9 8219-1155

Rua das Paineiras, anexo da casa 9, Cidade Universitária - Campus da USP Ribeirão Preto,SP.

© 2018 por Caixa Criativa Soluções Digitais