Como integrar Marketing Tradicional com o Digital?

Atualizado: Ago 21

O marketing digital vem cada vez mais se popularizando entre as empresas devido à ascensão e popularização da internet e das mídias sociais. Por outro lado, muitos indivíduos não confiam na capacidade do meio digital por considerarem que são meios menos confiáveis. Dessa forma, alguns acabam por apostar somente no marketing tradicional, ou somente no digital. Afinal, qual a diferença entre eles?



Primeiramente, o marketing digital nada mais é do que ações de comunicação e marketing feitas no ambiente online, como sites, blogs, redes sociais, mobile e outros meios digitais para promover a empresa e se comunicar com os clientes.


É uma estratégia focada em resultados no quesito atração de clientes, com baixos custos de investimento e de alta interação com o público. Além disso, possui outros benefícios como maior segmentação e grande alcance devido à possibilidade de viralização na internet, fenômeno que se tornou muito comum nos dias de hoje com o compartilhamento de vídeos.


Já o marketing tradicional utiliza de meios clássicos de comunicação, como a TV ou até mesmo panfletos, para divulgar uma mensagem e promover um produto ou serviço. Tal divulgação é feita mesmo que o cliente não esteja buscando pelo produto, ou seja, de forma interruptiva buscando gerar interesse nesse potencial comprador. Os benefícios deste segmento seriam a visibilidades dos meios tradicionais, o público mais maduro que alcança e uma maior duração de campanha.



Tendo em vista todos esses benefícios, podemos concluir que uma estratégia de marketing que integre ambos os tipos seria a ideal para atingir um grande público e promover a empresa. É importante ressaltar que em cada um deles a linha de comunicação deve ser a mesma para que a marca fique nítida na memória dos possíveis clientes.


Para promover tal integração é de extrema importância ter um objetivo traçado e que todas as ações do marketing estejam alinhadas a este objetivo sempre representando os valores da empresa. Ademais, os esforços alocados a tais objetivos devem estar de acordo com a urgência e importância destes, ao mesmo tempo que todos os retornos devem ser mensurados para que haja uma valorização daquilo que traz resultados.


Uma última dica de integração seria utilizar o marketing tradicional para tornar a marca cada vez mais conhecida e trabalhar com marketing digital como um meio de engajar o consumidor e se aproximar dele, criando uma maior chance de adesão aos produtos e serviços da empresa.



Um exemplo de sucesso seria a Natura que utiliza de 3 fortes apoios para sustentar seu marketing: ubiquidade, relacionamento com clientes e sustentabilidade. Suas campanhas de marketing, como a “bem estar bem”, sempre são divulgadas em uma multitude de canais para maior alcance, ou seja, não só em meios tradicionais, como em meios online também.



Em todas essas formas de divulgação da Natura, o marketing está alinhado com os valores de bem estar social e ambiental, e aposta na indústria sustentável como forma de engajamento com os clientes devido ao alinhamento com o consumidor consciente. Portanto, esta grande empresa de cosméticos utiliza do chamado “Marketing Verde”, em que enfatiza seu título de 30ª mais sustentável do mundo, segundo a empresa de pesquisa canadense Corporate Knights.


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Logo, entre apostar somente no marketing digital, por ser barato e de grande alcance, ou somente no tradicional, por sua alta visibilidade, concluímos que o ideal é integrar estes dois tipos de marketing pois um complementa o outro. Utilizando do tradicional para aumentar o conhecimento da marca e o digital para aprofundar o relacionamento com o cliente, a sua empresa com certeza se tornará uma referência nesta área da administração.


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Autora


Giovanna Guilherme

Consultora de Projetos


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