Como os restaurantes estão enfrentando o distanciamento social?




Desde o início da pandemia do covid-19 houve o implemento das políticas de lockdown, onde os estabelecimentos foram fechados em prol da prevenção contra nova doença, ocorreram muitos debates sobre como os estabelecimentos poderiam continuar operando com essa nova política. Um dos estabelecimentos mais afetos foram os restaurantes, onde grande parte teve que reduzir sua lotação máxima, uma vez que o lockdown completo acabasse. Para passar por essa crise alguns restaurantes apareceram com ideias novas que podem servir de exemplo para qualquer negócio passando por momentos desafiadores.


A primeira ideia seria a mais básica e a mais importante, exigir que tanto seus funcionários como seus clientes usem máscaras dentro do estabelecimento, é imprescindível para garantir a segurança e o bem-estar de todos durante o atendimento. Alguns restaurantes também oferecem álcool gel e outros até máscaras para seus clientes se sentirem mais seguros.



A segunda ideia veio em uma onda que já estava surgindo, sendo essa a integração com o meio digital. Se antes já era muito bom ter meios de entrega por delivery online, na pandemia esse nicho cresceu mais ainda. Essa estratégia é muito importante uma vez que grande parte da população ainda está relutante em sair para um local público que não seja de extrema urgência. (Como trabalhar com E-commerce?)



Por fim, considerando que essa crise provavelmente será muito prejudicial para os negócios em termos financeiros, é importante saber como cortar custos e melhorar sua balança econômica, tudo isso claro, sem perder a experiência que seu cliente sempre encontrou em seu estabelecimento. Seguindo essa linha, algumas ações que podem ser tomadas incluem: revisar o cardápio e cortar alguns dos ingredientes mais caros (desde que tal ingrediente não seja muito associado ao restaurante), também há a possibilidade de conseguir descontos com seus fornecedores ou mesmo oferecer descontos e promoções aos seu clientes, de forma a conquistar uma nova clientela ou reanimar a sua clientela antiga.


Após ter tudo isso em mente podemos ver uma oportunidade com esta crise, claro que ela é algo muito prejudicial que não deve ser vista com bons olhos, porém podemos ver que algumas mudanças em nosso dia a dia podem nos fazer sair da zona de conforto e olhar para lugares que nunca tínhamos olhado. Após realizar estas mudanças, é provável que o restaurante em questão esteja com os processos muito mais optimizados e prontos para lidar com futuros problemas.


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Autor

Matheus Ancona

Coordenador de Inteligência de Mercado

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