Como planejar o sucesso e o crescimento da sua empresa em 3 passos

Atualizado: 31 de Jan de 2019

O planejamento é uma função administrativa estratégica que é comumente deixada de lado em pequenos negócios. Ou seja, empresas operam apenas com base no cotidiano, reagindo às necessidades conforme elas aparecem, não estabelecendo objetivos maiores e de longo prazo. Quer saber como o planejamento pode ser importante para o sucesso da sua empresa?




Esse modelo acima, pode até manter o negócio vivo, mas dificulta o seu crescimento. Afinal, sem um norte definido, sem um plano para chegar a ele e sem uma compreensão da situação é fácil ficar estagnado ou ocupar-se com medidas que trazem pouco retorno. O planejamento vem para direcionar a ação da empresa, evitando que ela caia nessas armadilhas.


Também há outros casos em que os efeitos de um planejamento ruim são muito mais severos. A Merry-Go-Round, por exemplo, foi uma varejista de roupas nos Estados Unidos com um faturamento anual que chegou a 1 bilhão de dólares durante os anos 1970 e 1980 e que entrou em falência no meio da década de 1990, deixando de operar em 1996. Boa parte desse resultado é atribuída ao mau planejamento de seus gestores, que não se adaptaram às mudanças do mercado.


Dessa forma, planejar é definir metas para o futuro e entender como elas serão alcançadas para que a empresa continue saudável e progredindo. É olhar para um mapa e dizer "estamos aqui e vamos para lá por esse caminho". Se você realmente quisesse viajar e não fizesse isso, por exemplo, dificilmente chegaria ao seu destino.


Assim sendo, é essencial ter um planejamento forte para a sua empresa, e a sua elaboração pode ser dividida em três passos:


1. Situação atual ("Estamos aqui")


O primeiro passo é saber onde você está. Sem uma boa compreensão da situação atual, é impossível definir a melhor rota para chegar às metas da empresa. Em nossa analogia da viagem, tentar isso seria como traçar um itinerário sem saber em qual cidade do mundo você está, sem saber que horas são e sem saber que dia é hoje. Você não chegaria ao destino e, além disso, estaria em uma situação bastante perigosa, não é mesmo?


Por isso, é necessário estudar o seu negócio, o ambiente e o mercado em que ele está. O que há de bom dentro da sua empresa? O que há de ruim? Além disso, quando você olha para fora dela, que oportunidades enxerga? E que ameaças?


Essa análise situacional compõe a matriz SWOT ("Strenghts, Weaknesses, Oportunities and Threats", em inglês) ou FOFA ("Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças", em português), uma ferramenta bastante tradicional dentro da Administração. Ela consegue fornecer uma visão geral das questões mais fundamentais que concernem o negócio.


A missão da sua empresa também é uma informação importante nesse passo. Afinal, ela é uma declaração que diz o que o seu negócio faz, dando a ele uma razão de existir, e deve ser relacionada ao ambiente dele. Se a empresa ainda não tiver uma missão, redigir uma é uma excelente ideia, pois ela ajudará a desenhar a identidade da organização.


2. Objetivos ("Vamos para lá")



Uma vez que você saiba o que a sua empresa faz, quais são as forças e as fraquezas dela, quais são as oportunidades e as ameaças do ambiente e outras informações que consiga reunir, terá uma base melhor para definir os fatores mais fundamentais que sua empresa deve alcançar para crescer. Eles serão as metas que guiarão sua empresa ao sucesso.


As metas que a sua empresa terá serão muito particulares a ela. Podem ser promover um crescimento de certa porcentagem, não ter demissões no período, entre outros exemplos.


As metas variam conforme o tipo, o tamanho e o ambiente do negócio, bem como conforme o nível gerencial de que tratam. A presidência de uma empresa terá suas metas, os diretores terão outras conforme a orientação do presidente e os gerentes terão ainda outras conforme a orientação dos diretores.


A meta maior da empresa, por sua vez, é a sua declaração de visão, que oficializa o que a empresa quer se tornar. A visão é o destino da viagem, o grande objetivo que se tem no momento, e é tão importante quanto a missão da empresa. As outras metas devem servi-la.


Também é fundamental que suas metas sejam realistas. Metas impossíveis só servirão para deixar você e sua equipe frustrados e com um sentimento de derrota.



3. Planos ("Por esse caminho")


Você já tem as duas pontas do trajeto da sua viagem. Falta agora conectá-las. Isso é feito através dos planos, que dirão como você pretende atingir suas metas. Quanto mais claras forem a sua análise da situação atual e as suas metas, mais claras também serão as opções de planos que você terá para avaliar.


O melhor plano para se usar dependerá das exigências das suas metas e das características da sua situação atual. Cada meta também deve ter o seu plano. Se você tem a meta de ter um site, por exemplo, precisa dele para daqui a alguns meses e tem capital para investir, terceirizar a sua criação e manutenção pode ser um bom plano para atingi-la.



Esse passo é o mais prático dos três e também é quase certo que você terá que voltar a ele depois que começar a executar o seu planejamento. Afinal de contas, você sempre correrá o risco de encontrar algum obstáculo que o obrigue a mudar os seus planos em algum nível, mesmo que seja só para trocar algum fornecedor ou outra mudança que não afete a essência dos planos.


Sobre esse efeito, o mais importante é ter consciência de que isso é comum e não abandonar as metas simplesmente por um plano ter falhado. Lembre-se: todos os negócios têm que eventualmente lidar com mudanças de planos. Elas fazem parte do nosso mundo dinâmico, veloz e globalizado.


Apresente e compartilhe, então, as ideias anteriormente estipuladas, alinhando todos os sócios e colaboradores da empresa com os propósitos estabelecidos. Comunicar o planejamento facilita que ele seja praticado da melhor forma possível e com o auxílio de todos.


Ao final desses três passos, você terá um planejamento que deve dar a sua empresa um bom direcionamento. Caberá a você, depois, garantir que ele seja tão bem executado quanto possível, levando sua empresa a um crescimento contínuo e ao sucesso.




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