Estruturação Financeira: O primeiro passo para a longevidade do seu negócio

Atualizado: 3 de Out de 2019


O setor financeiro é o responsável por garantir à empresa melhores condições para gerir seus recursos e desempenhar com maior qualidade suas atividades. E mesmo assim, muitas vezes subestimamos sua importância. Você sabia que 56% das empresas que fecham as portas nos primeiros anos tem como motivo a crise e a falta de capital? E que 35% destas fecham por conta do seu fluxo de caixa? Uma estruturação financeira pode te auxiliar a ter maior confiança financeira no futuro de seu negócio!





O que é uma estruturação financeira?

A estruturação financeira se baseia, principalmente; na liquidez, no endividamento e na rentabilidade da empresa. Fazendo estudos completos, nos quais serão analisados os principais dados da empresa, como Balanço Patrimonial e sua DRE, ou um estudo mais superficial de dados, com o objetivo de refinanciar e reestruturar todas as dívidas e patrimônio da empresa.


E como isso ajuda meu negócio?

O estudo te ajudará a identificar quais são seus problemas financeiros e onde eles estão localizados. E então, partindo destes dados desenvolverá estudos relacionados à rentabilidade, financiamento, capital de giro, e também, aos encargos bancários e opções de liquidez. Tendo em vista os diversos levantamentos feitos dentro da própria empresa, este estudo te ajudará não só a identificar seus principais problemas, como te mostrará a estratégia mais eficaz para combatê-los!


Principais vantagens


- Melhora a saúde financeira da empresa


- Concede dados para embasar a tomada de decisão


- Auxilia na definição de questões como precificação

e metas de vendas


- Melhora os resultados financeiros do

empreendimento


Mas como posso começar a implementar uma estruturação financeira?

A estruturação financeira pode começar com ações simples, como algumas ferramentas e bons hábitos. Vários pontos podem impactar nos seus resultados sem você saber o porquê. Então, para melhorar isso é importante utilizar desde hábitos como: manter todas as notas fiscais e controlar itens, como produtos de limpeza e papelaria, entre os gastos da empresa, até ações mais elaboradas, como: a separação de contas pessoais e da empresa e a utilização de planilhas de controle de estoque e finanças.


As planilhas como ferramentas de controle

Armazenar seus dados em planilhas é uma excelente forma de manter a gestão das informações da sua empresa. Se você registrar todas as movimentações da sua empresa, desde produtos de limpeza, até as operações e fluxo de caixa, poderá ter uma visão muito mais assertiva quanto à situação atual da sua empresa.


Como podemos ajudar?

Agora você já sabe o que deve é, e como iniciar uma estruturação financeira. Mas e como botar tudo isso em prática? Ainda precisa de alguma ajuda? Nós, da Júnior FEA-RP, podemos ajudar! Nós oferecemos uma experiência única, com um projeto personalizado e de preço acessível para você. Seu projeto será recorrentemente acompanhado pelos consultores e professores da USP, trazendo atualizações sobre o andamento do projeto. Além disso, você terá um canal de comunicação com os coordenadores e consultores do projeto, que estarão à disposição para tirar quaisquer dúvidas que você tenha. Entre em contato e venha viver a experiência Júnior FEA.


Autores

Vitor Zambello

Consultor de Vendas




Matheus Moacir

Consultor de Vendas



Fale conosco
Tel: (11) 9 8954-5053 (11) 9 8219-1155

Rua das Paineiras, anexo da casa 9, Cidade Universitária - Campus da USP Ribeirão Preto,SP.

  • Black Facebook Icon

© 2018 por Caixa Criativa Soluções Digitais