Método SMART: definindo metas para o seu negócio.

Está pensando em começar um negócio? Abriu uma empresa há pouco tempo? Ou já está no mercado há muitos anos? Seja qual for o seu caso, definir metas é fundamental para alcançar o sucesso, assim, saiba como fazer isso de forma acertada utilizando o método SMART.




As metas funcionam como uma orientação para o negócio. Dessa forma, estabelecer metas acertadas ajuda a manter o foco e a enxergar quais ações devem ser feitas para garantir os resultados almejados. Entretanto, somente definir uma meta não garante que ela será realizada, por isso, é preciso ter bastante cuidado na hora de escolher.

Quando se defini uma meta muito além do que seus recursos permitem, isso pode gerar frustração. Mas também, escolher algo que seja fácil ou muito simples acaba sendo desmotivador. Logo, o ideal é pensar em metas possíveis e desafiadoras, para garantir a motivação de buscá-las e a satisfação em alcançar, sendo fundamental conhecer bem a sua empresa.

Para te ajudar nessa tarefa, apresentaremos um método simples e eficiente de definir metas.




O que é e como funciona o método SMART?

Essa é uma ferramenta criada por Peter Drucker que auxilia na definição de metas, sendo uma das mais utilizadas.

S – uma meta tem que ser específica e precisa. Seja direto e muito claro, sem espaço para duplos sentidos.

M – é preciso que ela seja mensurável. Deve haver um indicador que permita medir se você está no caminho certo para alcançar o resultado final.

A – essa meta é atingível ? Reflita sobre isso, deve ser possível concretizar o que se deseja.

R – a meta deve ser relevante para a empresa, ou seja, deve fazer sentido para aquele contexto e para as pessoas que vão realizá-la.

T – para garantir que esta será levada a sério, deve-se estabelecer um prazo, uma duração bem definida. Mais uma vez, é importante que esse seja um prazo coerente com a realidade da empresa.


Essa é a base para se definir metas acertadas utilizando a ferramenta SMART. E agora, para ficar mais claro, vamos a um exemplo:

Aumentar as vendas da empresa e o desejo de muitos gestores, mas dizer somente isso não é suficiente. Assim, uma melhor forma de definir é:

“Aumentar 35% das vendas de pacotes de viagens até abril de 2019”.

Essa nova meta é específica, deixando claro de quanto é esse aumento e referente a que produto. É mensurável, visto que pode se medir o número de vendas mensalmente e comparar. Também é atingível, se considerarmos que estão sendo levados em conta valores de épocas anteriores e que espera-se um aumento das vendas devidos às férias. Faz sentido para a empresa e para a época atual, então é relevante. E por fim, possui um prazo bem definido, abril de 2019.


Mais algumas dicas...

Agora que você já tem metas bem definidas, é imprescindível definir planos de ação para alcançá-las. Pense nas atividades que podem ser realizadas no dia-a-dia da empresa que farão com que, no fim do prazo estabelecido, o resultado esperado tenha sido concretizado.

Outro ponto importante é pensar em metas específicas para cada equipe da empresa

(marketing, vendas, financeiro, etc.) e também considerando diferentes horizontes de tempo. Não se esqueça de envolver todos os colaboradores no processo, eles devem entender bem qual a meta e o seu papel para que ela seja alcançada, facilitando a motivação e realização.


Por fim, não se esqueça de acompanhar o progresso das metas estabelecidas, avaliando as ações implementadas e reformulando sempre que necessário. Assim, você verá os resultados de uma forma mais clara e saberá definir os pontos acertados e o que ainda precisa ser melhorado. Dessa forma, fica bem mais fácil alcançar o sucesso da sua empresa.


Agora você já tem ideia de como definir metas, mas é quanto aos planos de ação? A Júnior FEA-RP pode te ajudar a fazer um melhor planejamento de seu negócio! Entre em contato conosco!


Autor:



Júlia Batista da Silva

Consultora






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