O Preço que define o sucesso ou fracasso da sua empresa.

Atualizado: 20 de Set de 2018


Já se perguntou que a precificação do seu produto ou serviço pode ser fundamental para o sucesso ou fracasso de seu negócio? Não, então lhe darei alguns motivos para refletir sobre. Segundo o estudo Sobrevivência das Empresas no Brasil, realizado pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) em parceria com o Sebrae, cerca de um terço das novas empresas que abrem no Brasil acabam fechando até o período de dois anos. Sendo que, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), entre 2013 a 2016, ou seja, três anos, mais de 340 mil empresas foram fechadas.



Existem muitos motivos para que o Brasil tenha um fechamento exacerbado de empresas, como, a economia do país desfavorável para alguns setores, impostos acentuados por parte do Governo, pouco conhecimento em gestão de negócios no caso de administradores de algumas empresas e etc. Dentre as causas citadas anteriormente existe uma específica que está englobada na ausência de instrução de gestão de negócios, sendo ela a precificação errada que afeta milhares de empreendedores em todo o país, assim como talvez você.


A precificação errada pode prejudicar a sua empresa de modo geral na competitividade de mercado, assim como, na atratividade e na lucratividade do negócio, dessa forma, quando não é atendido alguns desses requisitos você deixa de ganhar dinheiro. Ademais, por consequência de uma precificação errônea pode acarretar na não obtenção de lucro, por mais que o seu produto esteja vendendo muito bem no mercado. Além disso, em situações mais graves a instituição pode decretar falência, virando assim, mais uma estatística.


“Poderia dar um descontinho?”


Você já parou para pensar se o preço que você cobra pelo seu produto ou serviço está coerente com o mercado? Será que está muito caro? Ou barato? Já deve até ter escutado aquele famoso comentário “poderia dar um descontinho, está muito caro!”. Essas são algumas das dúvidas e situações que muitos empreendedores e prestadores de serviços vivenciam diariamente.


A melhor maneira de acertar é não errar. Se você está com dúvidas de como precificar seus produtos ou serviços, veja os 3 principais erros que pode estar cometendo.


1- Desconsiderar o valor de custo


O preço adequado não é aquele que você julga correto, nem mesmo pode ser escolhido ao acaso. Exemplos como: aluguel, conta de luz, gastos com salários e impostos são alguns dos fatores que devem ser contabilizados no valor do produto final.



2- Estipular preço por comparação


Se o preço do seu concorrente é mais caro ou mais barato, não convém reproduzi-lo em seu negócio, pois por mais que os produtos ou serviços sejam semelhantes os custos e despesas podem não ser os mesmos. Sendo assim, podemos citar como exemplo: um supermercado que compra em grande escala um determinado produto quando comparado a uma mercearia de bairro, podem ter custos diferentes, pois o supermercado possui maior flexibilidade para negociar visto que realiza compras em ampla quantidade quando equiparado à mercearia.



3- Maximizações de preços


A Maximização dos preços nem sempre é o mesmo que a maximização dos lucros. Pois a partir do momento em que se aumenta o preço, intensifica a dificuldade na venda em escala, que por consequência impede a obtenção de maiores lucros. Portanto potencializar os preços nem sempre é a resposta para maiores ganhos.


Não durma no ponto!

Agora que você observou os problemas e as consequências de uma precificação errada, ainda não vai dar a atenção merecida ao preço que você infere ao seus produtos ou serviços? Ademais, caso você tenha dificuldade na determinação do preço, não durma no ponto! Agende sua reunião de diagnóstico gratuita com uma empresa vinculada a maior Faculdade de Negócios do Brasil, a Júnior FEA-RP.




Autores


Elbert Soares Nascimento

Consultor na Júnior FEA RP



Mateus de Barros dos Santos Silva

Consultor na Júnior FEA RP





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