O que é Marketing Digital? Devo simplesmente fazer sem planejar nada?

Atualmente, 116 milhões de brasileiros estão conectados à internet, segundo levantamento realizado pelo IBGE em 2016. Entenda o que é marketing digital e como se planejar para atender esse público.


Na última década, o poder de influenciar o consumo da televisão e dos meios de leitura impressa (jornais e revistas, entre outros) tem se reduzido significativamente. Com a mudança dos hábitos da população, os meios digitais de comunicação passaram a ter uma maior influência sobre o consumo da população. Atualmente, 116 milhões de brasileiros estão conectados à internet, segundo levantamento realizado pelo IBGE em 2016.

Inclusive, um exemplo de percepção do mercado quanto a redução da efetividade do marketing televisivo foi o McDonald’s ter encerrado o patrocínio aos Jogos Olímpicos após 41 anos de parceria, uma das justificativas para essa decisão foi a redução da audiência televisiva dos jogos.

O que é Marketing Digital?


Assim o Marketing Digital passou a ser a estratégia mais cobiçada pelo mercado, tanto por grandes, médias e pequenas empresas. Mas você pode estar se perguntando: Mas o que seria Marketing Digital exatamente? O Marketing Digital consiste na elaboração de ações de comunicação executadas online para que as empresas divulguem e comercializem produtos e serviços, conquistando novos clientes, ampliando e melhorando a sua rede de relacionamentos, atraindo novos negócios, desenvolvendo a identidade de sua marca a um custo baixo.


Essa modalidade/vertente pode ser composta por diversas ações, como: o marketing de busca, o marketing em redes sociais, o marketing de conteúdo, o remarketing, o marketing por geolocalização e o marketing por influenciadores digitais, o marketing de display, o marketing de afiliados, o marketing de links patrocinados e o e-mail marketing.

Essas ações podem ser utilizadas conjuntamente, uma complementando a outra, de forma a gerarem um resultado maior que a sua utilização individualmente. Por exemplo, se você optar por um marketing de conteúdo com o desenvolvimento de um blog, vídeos, e-books e podcasts como uma estratégia para aumentar vendas, você precisa alinhar esse objetivo específico com ações complementares de divulgação em redes sociais (marketing em redes sociais) para impulsionar esse conteúdo visando que ele encontre seu público alvo. Caso você não consiga associar essas duas ações, pode correr o risco de não conseguir influenciar o consumo, impulsionar suas vendas, além de ter altos custos com desenvolvimento de conteúdo e promoção sem um resultado efetivo.


Planejar o Marketing Digital


Dessa forma, ressaltamos, para utilizar essas ferramentas é necessária a definição de um objetivo especifico e a realização de um planejamento e de coordenação de suas ações para alcançar esse objetivo. O planejamento deve:


  • Definir o objetivo da empresa com a adoção do Marketing Digital;

  • Buscar um entendimento de seu público alvo quanto a seus hábitos, costumes e necessidades;

  • Analisar quais ferramentas deverão ser utilizadas para impactar esse público e como elas podem se complementar;

  • Analisar a viabilidade econômica de cada escolha, comparando o benefício esperado com os custos a serem realizados;

  • Capacitar sua equipe para o uso das ferramentas escolhidas;

  • Definir o conteúdo que será veiculado, se serão informações de venda e promoções, textos interessantes para o seu público com dicas vinculadas a seus produtos e serviços, vídeos ou imagens.

  • Elaborar um cronograma, já que esse é um meio muito dinâmico que precisa ser atualizado constantemente;

  • Definir como serão verificados/monitorados os resultados dessas ações. Um grande diferencial do marketing digital é conseguir saber o retorno real de cada ação realizada, o impacto dessas ações é informado por meio de indicadores disponibilizados pelas próprias ferramentas digitais adotadas.

Muitas empresas passam a realizar ações de marketing digital de forma desestruturada, sem planejar e coordenar suas decisões. Dessa forma acabam por não atingir seu público da forma desejada, passam a arcar com custos elevados de comunicação sem resultado algum e, consequentemente, começam a desacreditar no Marketing Digital em uma era em que as pessoas passam mais de 5 horas por dia conectados.



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