Pós-Venda: Como melhorar a experiência do seu cliente



Existem diversas atividades que necessitam ser realizadas para que a experiência do seu cliente, ao entrar em contato com o seu produto, seja a melhor do mercado. Dentre elas, destaca-se a etapa do pós-venda. Trata-se de um conjunto de atividades pensadas para oferecer e manter um bom e satisfatório relacionamento com o cliente, oferecendo abertura para que ele faça uma reclamação, um enaltecimento ou um alento. Afinal, a finalização de uma compra não significa o término da relação de consumo. Valorizar e dar atenção ao consumidor é fundamental para que ele volte a adquirir os produtos de sua marca e para que ele se torne um consumidor recorrente.



Qualquer que seja o cliente de sua empresa, é necessário tratá-lo como um potencial parceiro. Afinal, ele avaliará seu produto final poderá indicá-lo para algum conhecido. Nessa lógica, zelar por uma boa experiência é essencial para que sua marca seja valorizada. Para que isso ocorra, o pós-venda deve ser realizado de forma planejada e consciente, com o objetivo de atender as necessidades do consumidor e confortá-lo quanto à sua demanda.


Todos potenciais clientes gostam de segurança ao consumir algum produto. Pensando nisso, escutar o seu consumidor é uma maneira efetiva de criar laços de confiança, pois qualquer tipo de problema que ele possa ter, saberá que será atendido e amparado pela empresa. Assim, será mais fácil de fidelizá-lo.


Além disso, um pós-venda de qualidade é um indicador de que os produtos de uma marca são de excelência. Isso ocorre pois, dar voz ao seu cliente para opinar sobre sua mercadoria, significa que você está seguro sobre a qualidade do seu produto, afinal, está colocando em risco o nome de sua empresa, o que confirma que o pós venda é uma referência de segurança para o cliente.

Existem, portanto, algumas dicas importantes que ajudam na hora de proporcionar a experiência do pós-venda para o seu cliente:

1- Entre em contato com seu cliente em datas especiais

Empresas que entram em contato com seus clientes em datas especiais como aniversários, Natal e Ano Novo demonstram que se importam não apenas com a venda, mas também com o bem-estar e a satisfação de seus consumidores. Além disso, datas como essas são excelentes oportunidades para conceder vantagens aos compradores, como brindes, descontos e ofertas especiais. Essa é uma maneira simples de fazer com que o cliente se sinta importante e de fazer com que ele se lembre de você.


2- Divulgue lançamentos para clientes antigos

A exclusividade é um dos elementos fundamentais para a fidelização. A divulgação de lançamentos para clientes antigos faz com que eles se sintam diferentes dos demais, já que passam a ter acesso a novos produtos e serviços em primeira mão. Mais do que um produto, o consumidor estará adquirindo uma experiência personalizada que vai além da relação estritamente comercial. A noção de exclusividade fomenta o interesse facilita o estabelecimento de uma relação dinâmica entre o consumidor e a empresa.


3- Estudar o perfil do cliente

Analisar o perfil do cliente é um passo fundamental para a estratégia do pós-venda. Saber de forma clara quem é o seu cliente ajuda a orientar as ações a serem desenvolvidas, fazendo com que sejam mais assertivas e resultem em melhores conversões. Além disso, conhecer bem o cliente é importante para estabelecer um relacionamento individual e personalizado, fazendo com que ele se torne, dessa maneira, um cliente recorrente dos produtos e serviços oferecidos.


4- Tempo de resposta

Tempo de resposta pode ser entendido como o período entre a solicitação de algo pelo cliente e o retorno da empresa. É importante que exista uma adequação entre o período de espera e a complexidade da solicitação realizada. Além disso, é fundamental ter empatia com o cliente, compreendendo suas necessidades e expectativas e buscando satisfazê-las da melhor forma possível reduzindo o tempo de espera de uma solicitação. É importante também que os colaboradores tenham uma escuta ativa e conhecimento dos produtos e serviços, já que a maioria das solicitações dizem respeito ao pedido de informações.


Como nós podemos ajudar?

Gostou das dicas? Quer ter uma experiência de consultoria personalizada em suas atividades? Contrate a Júnior FEA-RP para alavancar suas metas e alcançar seus objetivos. Aguardamos seu contato



Autores


Pedro Ottávio

Coordenador de Projetos




Pedro Lemos

Consultor de Projetos




Fale conosco
Tel: (16) 9 9772-4944 (11) 9 8219-1155

Rua das Paineiras, anexo da casa 9, Cidade Universitária - Campus da USP Ribeirão Preto,SP.

© 2018 por Caixa Criativa Soluções Digitais