Pesquisa e Desenvolvimento: Saiba como o P&D pode transformar sua empresa.

Com o mercado atual competitivo, e clientes que demandam por produtos com cada vez mais qualidades e valores, investir em um produto próprio pode ser a resposta para sanar este problema da sua empresa, com pesquisa, inovação e muita criatividade, é possível obter imensas oportunidades.


Tem se tornado cada vez mais desafiador ingressar de forma competitiva no mercado nacional e, por isso, vemos com cada vez maior frequência, pequenos, médios e grandes empreendedores criando produtos únicos com originalidade e que, desde sua composição, até suas embalagens, emitem a identidade de suas empresas de forma ímpar. Mas afinal de contas, quais são os grandes desafios e oportunidades por trás da formulação de um produto novo no mercado?


Para explicar de forma sucinta, como é possível relacionar toda a dinâmica citada acima, primeiro vamos definir o que é o P&D. P&D é a abreviatura dada para Pesquisa e Desenvolvimento,onde duas frentes distintas atuam para gerar a definição, modelagem e entrega de um produto desejado pelo cliente, atendendo os requisitos de necessários para que o produto tenha máxima excelência.


Tirar o produto do papel é a maior oportunidade deste método

Mas afinal, você deve ser perguntar, qual a relação entre Inovação e P&D? Falar de P&D, é sinônimo de falar de inovação, eles estão intimamente ligados. Isto porque no setor de Pesquisa e Desenvolvimento, é onde se inicia a inovação dentro de uma empresa.


Abrindo a abreviatura que vimos acima, temos primeiramente a Pesquisa. Esta etapa geralmente envolve a consideração total do cliente, parte na qual, os desejos do cliente são captados pela empresa responsável pelo P&D e é iniciada uma extensiva pesquisa para encontrar materiais em bibliografias, ou até mesmo em outros métodos científicos, que consigam ser utilizados para compor um produto viável que seja de interesse conforme os requerimentos anteriormente coletados via contratante.


Por se tratar de uma etapa crucial para o projeto, a pesquisa é tratada com máximo rigor, para que seja possível encontrar a mais variada quantidade de materiais e compostos pelos os quais podem ser utilizados para alcançar uma possível formulação alvo de um produto desejado.


A empresa responsável pela Pesquisa, realiza com extensos critérios, metodologias para separar quais compostos são viáveis e se encontram dentro dos fatores chave do escopo de projeto (assim como propriedades físicas, químicas e valor financeiro para sua produção) para conseguir entregar dentro do escopo do cliente, aquilo que ele mais deseja. Em dúvida se precisa de um P&D ou uma Consultoria? Tire esta dúvida clicando agora, P&D X Consultoria.



É muito importante a realização de uma pesquisa assertiva, justamente para compreender quais são os desejos do público alvo que irá consumir o produto desenvolvido, a composição pode ser totalmente importante, tendo em vista que os consumidores têm se tornado cada vez mais exigentes com produtos que desenvolvam diferentes especificações, com valor acessível e também, que não sejam danosos para o meio ambiente. Todas estas especificações, moldam a pesquisa, e consequentemente, moldam o possível valor agregado em cima de todos os aspectos individuais do produto.


Após a pesquisa ter mostrado que o projeto é viável dentro da linha de interesse do cliente, é possível partir para a segunda parte da abreviatura que vimos acima, o Desenvolvimento. Nesta etapa, é onde o produto é retirado do papel e trazido à vida. Para isto, a equipe responsável pelo projeto utiliza todas as metodologias padronizadas dentro da empresa, para verificar como realizar a combinação dos materiais pesquisados, para trazer as propriedades, físicas (cores, texturas, densidades, cheiro e etc), assim como propriedades químicas (reações com outros produtos, misturas, como reage em certas superfícies), de forma que atinja os requerimentos do contratante.


Será que realmente vale à pena investir em P&D no Brasil?



Vale a pena então investir em Pesquisa e Desenvolvimento? A resposta é sim! Segundo um estudo realizado em outubro do ano passado pela International Business Report (IBR) da Grant Thornton, o Brasil se encontra entre os 10 países do mundo que mais investe em P&D, com uma expectativa de investimento de 46% em 2020.




Isto porque investir nessa área é muito vantajoso para qualquer empresa. Dentre alguns dos principais benefícios temos que a empresa que investe em P&D consegue se desenvolver e evoluir de forma rápida, também possui uma vantagem no mercado, oferece uma melhor qualidade para o cliente e finalmente, melhora na formação dos colaboradores (Uma vez que eles se tornam mais capazes de reagir a desafios tecnológicos).


O desenvolvimento de um produto é extremamente vantajoso

Devido à crise produzida pela pandemia, temos observado muitas pessoas procurando empreender e estruturar um negócio em diversas áreas. A criação de um produto começa pela criação do denominado MVP (Produto mínimo viável), que consiste no protótipo mais simples do produto que já atende as necessidades básicas do cliente.


Observamos um ciclo que começa encontrando os problemas a serem resolvidos do mercado, depois temos a ideação de possíveis soluções, construção do MVP e testagem no mercado. Esse ciclo se repete até chegar no produto final desejado. A figura abaixo ilustra esse ciclo.



Como MVP, Mercado e o P&D se unem?


Podemos utilizar meios de transporte como analogia para compreender melhor o MVP. Nesse caso, e como apresenta a figura abaixo, um skate poderia ser o nosso MVP, porque é a forma mais simples do produto que atende as necessidades do cliente que no caso é se locomover. A partir de testes e feedback do consumidor, é possível realizar melhorias e aprimorar o MVP até chegar no produto final, que no caso do exemplo apresentado seria um carro.


Dentro de uma empresa, é o setor de P&D principalmente, quem fica responsável da criação e testagem do MVP. Isto, como mencionado anteriormente, através de muita pesquisa que depois é colocada em prática na hora de montar o produto.



A estruturação de um negócio gira na criação de um produto que será posteriormente comercializado. Como a elaboração do produto fica a cargo do setor de P&D, consequentemente o negócio e as empresas giram em torno do P&D.


Investir na produção, pesquisa e desenvolvimento de um produto, assim como também em sua viabilidade financeira e em análise de mercado para a produção em larga escala pode parecer tremendamente complicado. Sabendo das dificuldades que existem em gerar os primeiros passos para formular e gerar seu produto, nós, da Química Jr trazemos nosso processo de Pesquisa e Desenvolvimento.


Cuidamos do seu projeto com máxima eficiência.

Assim como todas as grandes empresas já consolidadas no mercado, a Química Jr, conta com tecnologia de ponta, material de pesquisa extensivo, laboratórios com tecnologia que é referência a nível nacional e professores doutores especializados nas mais diversas áreas do conhecimento, de forma que conseguimos trazer para você o seu produto com valor abaixo do mercado de empresas seniores e com a mesma qualidade e eficiência.


Sabemos que existem dificuldades tanto em realizar a criação de um produto, tanto quanto o seu próprio negócio, nisso, a Júnior FEA-RP, empresa júnior da USP, voltada para consultoria empresarial e gestão de negócios também está apta para lhe ajudar! Com um portfólio variado e voltado para análises de mercado, planejamento estratégico e Marketing, somado com o suporte da estrutura de renome da USP e um valor inclusivo, podem lhe ajudar a tirar o tão sonhado negócio do papel e torná-lo realidade. Para conhecer melhor a FEA Júnior, clique aqui para ir ser direcionado ao site deles.


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