Qual a importância da comunicação para o meu negócio?


Você sabe o que é comunicação? Comunicação por definição é o ato ou efeito de comunicar (se); processo de emissão, transmissão e recepção de mensagens por meio de métodos e/ou sistemas convencionados; a capacidade de trocar ou discutir ideias, de dialogar. Mas como isso se aplica no mundo dos negócios? Basicamente, a comunicação é a ponte entre a empresa com todos os seus públicos: interno, externo, fornecedores e todos a sua volta, para que todos tenham contato, de alguma forma específica, com a marca e a mensagem do seu negócio, sendo essencial para sua sobrevivência.


A comunicação muitas vezes não é eficaz, posto que as mensagens não são transmitidas de maneira efetiva. Mas por que isso acontece?

Segundo, um grande autor na área de marketing, Philip Kotler, para que seja obtido a resposta desejada, o processo de elaboração da comunicação requer a solução de três problemas:


  • O que dizer (estratégia da mensagem),

  • Como dizer (estratégia criativa) e

  • Quem deve dizer (fonte da mensagem). A falha das empresas está na falta de definição e clareza nesses pontos. Ai entra a dificuldade... Como inserir um novo produto ou marca no mercado, sem criar uma estratégia de comunicação para ele?


Outro ponto para ser abordado é a consolidação da marca. Uma vez que ela está no mercado, é necessário que através dela sejam transmitidos os valores da organização e suas capacidades de maneira simultânea e clara, gerando identidade ao negócio, de forma que satisfaça as necessidades do seu consumidor ou demanda.


4 princípios para consolidação e construção da marca:


  • Evidenciar as soluções oferecidas por seu produto ou serviço;

  • Mostrar e chamar atenção para o seu diferencial;

  • Ser acessível e

  • Ter visibilidade.


E como é o posicionamento?


Em síntese, o posicionamento é baseado na caracterização e busca pelas singularidades para firmar-se no mercado. O alicerce para um bom posicionamento é a definição de seu potencial cliente para entender suas preferências e seu comportamento, fornecendo assim um produto ou serviço de qualidade e personalizado, capaz de atraí-lo, satisfazê-lo e conservá-lo.


Viu como a Comunicação é importante e depende de outros fatores?


Porém, apesar de ser a base para construção de sua marca, para as empresas, não basta apenas conhecer o seu público, mas também ser resiliente e flexível, pois, o mercado está sempre se transformando, demandando um bom planejamento e preparo para a adaptação a essas transformações de forma eficaz, sabendo aproveitar as oportunidades e as forças que estas mudanças podem trazer.



Autora

Amanda Gonçalves

Assessora de Gestão de Pessoas





Fale conosco
Tel: (11) 9 8954-5053 (11) 9 8219-1155

Rua das Paineiras, anexo da casa 9, Cidade Universitária - Campus da USP Ribeirão Preto,SP.

  • Black Facebook Icon

© 2018 por Caixa Criativa Soluções Digitais