Qual o papel do marketing? E qual a importância da prática na sua empresa?

Que o marketing é indispensável para o sucesso de um negócio não restam dúvidas! Mas afinal, ​qual seu verdadeiro papel nas organizações?

Para que você possa entender o papel do marketing na sua organização, é preciso desmistificar algumas “crenças” a respeito. Uma dessas crenças é que o marketing tem apenas por função criar comerciais, divulgações e design bonitos. Quando, na verdade, ele vai muito além disso.

O papel do marketing nas organizações não é vender! pelo menos não diretamente.

Tudo bem, mas qual a função do marketing na sua empresa? ​

A função do marketing em uma empresa gira em torno de como uma organização pode entender o mercado e satisfazer suas necessidades e desejos através de produtos e serviços. Dessa forma, deve-se estabelecer um público-alvo por meio de experiências consistentes que envolvam sua marca e o que ela comercializa.

O marketing também tem por característica tornar desejos em necessidades, gerando indivíduos que estejam dispostos a comprar o que você oferece.

Como esse processo não é ​nada simples, ​o marketing dentro de uma empresa se divide em três grandes pilares, os quais iremos explicar:

● Gestão de Produtos/Serviços;

● Gestão de Clientes;

● Gestão de Marcas.

Gestão de Produtos/Serviços

Tal pilar é sustentado pelos 4 P’s do marketing, que são responsáveis pelo entendimento dos pontos críticos para que um produto ou serviço possa ser comercializado e incluído no mercado:

Os 4PS do Marketing-produto-preço-praça-promoção

P1 – Produto/Serviço

Dentro do universo dos 5W2H, aqui são utilizados o ​ “what” (“o quê”) ​ e o “how” (“como”). Nesse primeiro P, define-se características físicas e funcionais que os produtos e serviços devem conter, além de problemas e necessidades que devem ser resolvidas.

P2 – Preço

Entendendo a percepção de valor que o público-alvo tem acerca de sua marca e produtos/serviços, pode-se fazer a seguinte pergunta: quanto devo cobrar?

Assim, você pode saber o quanto o consumidor está disposto a desembolsar pelo seu produto/serviço.

P3 – Praça

Por quais canais seu produto chegará ao mercado?

Os canais resumem-se aos pontos de contato do público-alvo, onde a compra será concretizada, podendo ser de maneira física ou digital.

P4 – Promoção

Nesse último P, é por onde se decide quais canais e qual tipo de mensagem será utilizada nas ações de marketing ou publicidade, de tal forma que os consumidores descubram e tenham contato com os produtos/serviços, assim como o tom das mensagens: despojadas, formais, usarão gírias?

Tais estratégias podem envolver ações o​ffline, ​como distribuição de panfletos, anúncios em jornais ou revistas, outdoors, etc; ou digitais, como: redes sociais (Facebook, Instagram, LinkedIn, WhatsApp), envio de e-mail de marketing e anúncios no Google.

Gestão de Clientes

O marketing também tem por função reconhecer em um público heterogêneo preferências semelhantes, que possam ser atendidas com um mesmo produto/serviço, segmentando o mercado de acordo com seus desejos, necessidades e fatores geográficos, demográficos e psicográficos.

Dentro desse conceito, há outro fator muito importante, o posicionamento​, que define a percepção que o mercado tem em relação a uma empresa.

Utilizando um pouco do conceito de b​randing​, trata-se da ressonância de sua marca, ou seja, o quanto ela será lembrada na cabeça de seu consumidor, o que demonstra a personalidade de sua marca e como ela é percebida pelos consumidores.

Um negócio deve posicionar seus produtos/serviços de modo que o público-alvo seja capaz de reconhecer, de forma transparente, os benefícios e diferenciais da marca.

Faça com que o cliente nunca esqueça de sua marca!

Gestão da marca

Esse último pilar do marketing está bastante associado com o último assunto abordado acerca do b​randing ​e de sua marca.

A marca simboliza e sintetiza a missão, visão, valores, propósito, posicionamento, expressão, notoriedade, qualidade e a cultura de um negócio; tornando a empresa única. É através da marca que é criado o vínculo com o público, o afeto do consumidor em relação a sua marca, o quanto ele confia nesta marca, tornando-a insubstituível. Mas não é só isso!

É muito interessante que você procure saber a percepção que as pessoas têm a respeito de sua marca por meio de pesquisas de mercado. Dessa forma, você pode saber o porquê você está se sobressaindo em relação aos concorrentes e vice-versa.

Após todas essas definições, quais são, de​ fato, os principais objetivos do marketing?

Como podemos ver, o papel do marketing nas organizações é muito mais complexo e amplo do que você imaginava! Sabemos que as ações de marketing têm como propósito criar as condições necessárias para que a empresa gere vendas.

Assim, os principais objetivos do marketing são:

● Descobrir e identificar novos mercados (Pesquisa e validação de mercado);

● Mapear necessidades e desejos do mercado que possam ser atendidos;

● Auxiliar na construção de produtos/serviços que satisfaçam necessidades do público-alvo;

● Definir o posicionamento do produto/serviço no mercado e sua precificação;

● Criar diferenciação e vantagem competitiva;

● Estabelecer o tom, os canais de mídia e as estratégias de venda que serão utilizadas na comunicação;

● Desenvolver estratégias de fidelização de clientes;

● Aumentar a percepção de valor sobre produtos/serviços e marcas;

● Gerenciar marcas (branding);

● Construir relações duradouras e consistentes com clientes internos e externos;

O papel do marketing não é vender, é importante entendermos que o principal objetivo do marketing é influenciar potenciais consumidores a perceberem que os produtos/serviços de sua empresa são as melhores opções.

Vale ressaltar que, no cenário atual, focar no marketing digital é imprescindível para a divulgação de sua empresa, busque praticar o marketing em redes sociais como Instagram, Facebook, LinkedIn e WhatsApp, é de extrema importância no momento de crise!

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Autor

Gabriel Calixto
Consultor