Viabilidade Econômica

Te ajudamos a potencializar sua jornada em direção ao sucesso!

O que é Viabilidade Econômica?

A viabilidade econômica é um estudo que permite avaliar se um projeto é realizável ou não. A avaliação é feita com base nas análises realizadas sobre as projeções de fluxo de caixa, as quais possibilitam saber se o empreendimento irá gerar retorno ou não, qual será sua rentabilidade e em quanto tempo ele se pagará. 

Evite erros como:

  •  Não saber se há uma demanda real pelo seu produto
  •  Realizar seu investimento inicial de forma errada
  •  Não ter uma previsão de retorno precisa sobre investimento realizado.

Benefícios:

O estudo de viabilidade econômica ofertado pela Júnior FEA-RP proporciona aos gestores uma maior segurança ao realizar um novo empreendimento, trazendo dados concretos que mostram se o projeto é viável ou não.

Sendo assim, ao final do estudo nossos clientes saem com uma boa noção sobre o investimento inicial necessário, quando que esse investimento terá retorno e se o produto/serviço possui um mercado grande a ser explorado.

Como o projeto é realizado?

As etapas que envolvem a elaboração do Viabilidade Econômica são:

  • Levantamento de dados
  • Estimativa da demanda pelo produto
  • Estimativa do Investimento Inicial
  • Projeção dos Fluxos de Caixa
  • Análise de Projeções Financeiras
  • Conciliação e resumo de todas as etapas realizadas.

O primeiro passo é um diagnóstico gratuito para identificar a necessidade do cliente. Logo após analisar essas necessidades, criamos uma proposta personalizada e, com a aprovação, damos início ao projeto. Por fim, o cliente pode acompanhar o desenvolvimento do projeto e expor sua visão durante o processo, através das reuniões de alinhamento.

A princípio os projetos são realizados por equipes de 2 a 4 pessoas, em conformidade com a necessidade do projeto. Além disso, há professores doutores que acompanham essas equipes visando a melhor performance.

Em geral, um projeto dura de 2 a 3 meses, mas o prazo pode variar de acordo com os requisitos do projeto.

O objetivo da consultoria é de fato entregar uma solução personalizada para o problema enfrentado pela empresa. Por isso, o tipo ideal de projeto varia de acordo com cada empresa, já que cada problema é único de acordo com o contexto que a empresa está vivendo.